Taxa de participação do mercado de trabalho do Ceará tem segunda alta consecutiva em 2023

27 de novembro de 2023 - 14:57

A taxa de participação do mercado de trabalho cearense segue em franca recuperação no ano de 2023, tendo apresentado sua segunda alta seguida no terceiro trimestre de 2023: 53,6%. No primeiro foi de 51,5% e no segundo de 52,1%. Os dados também revelam que nesse terceiro trimestre de 2023 ocorreu um aumento desse percentual em relação ao mesmo trimestre de 2022, quando a taxa ficou em 53,2%. Os dados estão no Termômetro do mercado de Trabalho (Nº 25) – 3º Trimestre/2023, que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

A melhoria na condição de participação é resultado tanto do crescimento dos ocupados como dos desocupados. No caso dos primeiros houve um crescimento de 2,2%, enquanto aqueles que estão na condição de busca por emprego o crescimento foi de 9,8% – explica Daniel Suliano, analista de Políticas Públicas integrante da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto e autor do trabalho.

Ele observa que o aumento do número de desocupados não é necessariamente resultado da piora do mercado de trabalho dada a elevação da ocupação; na verdade, isso é um reflexo da maior expectativa por empregabilidade na medida em que as pessoas entram na condição de atividade em busca por ocupação.

Já a taxa de desemprego do Ceará alcançou 9,2% no terceiro trimestre de 2023, um pouco abaixo da região Nordeste e acima do Brasil, que registraram 10,8% e 7,7%, respectivamente – informa.

Os resultados da taxa composta de subutilização da força de trabalho do Ceará também refletem uma melhora na condição do mercado do trabalho. Quando comparado ao mesmo trimestre do ano anterior tem-se uma redução de 2,9 pontos percentuais, ao sair de 27,5% para 24,6%, percentual bem abaixo tanto do período pandêmico como antes dele – enfatiza o Analista de Políticas públicas do Ipece.

Suliano explica outros indicadores resultantes da melhora do mercado de trabalho, como, por exemplo, o percentual de subocupados por insuficiência. Isso por conta da expectativa de aumento do número de horas de trabalho por aqueles que já estão na condição de ocupação, e a redução do percentual de desalentados, que é um reflexo da motivação para o ingresso na força de trabalho e na condição de participação.

Clique aqui e acesse o Termômetro do Mercado de Trabalho – 3º Trimestre 2023 – edição nº 25.