Serviços empresariais não-financeiros do Ceará crescem 6,1% no 3ºtrim/2023

23 de novembro de 2023 - 14:50

Os serviços empresariais não-financeiros do Ceará cresceram 6,1% no terceiro trimestre de 2023 em relação a igual período do ano passado. Desde a queda ocorrida no primeiro trimestre de 2021, essa é décima taxa positiva trimestral de crescimento alcançada pelo setor cearense. A boa notícia está no Ipece/Informe (Nº 235 – Novembro/2023) – Resiliência dos Serviços Empresariais Não-Financeiros do Ceará: Análise do Terceiro Trimestre de 2023, que acaba de ser publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Variação Trimestral (%) da Pesquisa Mensal dos Serviços – Brasil/Ceará

O forte crescimento verificado no terceiro trimestre, de acordo com o autor do estudo, Daniel Suliano, analista de Políticas Públicas, ocorreu diante de uma base de comparação, alta considerando o incremento de 6,7% no terceiro trimestre de 2022 e a alta elevação, de quase 23%, no terceiro trimestre de 2021, no bojo da retomada das atividades econômicas após a crise sanitária por conta da Covid-19. O trabalho tem como base dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), com foco na análise do terceiro trimestre deste ano.

Suliano observa que, no acumulado de 2023, os serviços empresariais não-financeiros cearense apresentam uma constância no seu crescimento corroborando sua resiliência ao longo do ano. Diferentemente, o setor nacional tem dado sinais de desaceleração. Já na variação acumulada dos últimos 12 meses foi constatado o crescimento nacional acima do Ceará e um processo de desaceleração em ambos, ou seja, “numa tendência de longo prazo os dados indicam uma desaceleração dos serviços empresariais não-financeiros cearense”.

O Analista de Políticas Públicas do Ipece explica que, dentro dos segmentos que compõem a PMS, os serviços prestados às famílias amargaram segunda retração seguida, ao recuar -9,5% no terceiro trimestre 2023, enquanto o de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio cresceu apenas 0,4%. O segmento dos serviços de informação e comunicação foi o grande destaque nesse terceiro trimestre de 2023 com crescimento de 14,6%. Os serviços profissionais, administrativos e complementares e os outros serviços também cresceram fortemente, embora um pouco abaixo: 10,5% e 7,2%, respectivamente.

Clique aqui e acesse o Ipece Informe Nº 235 – Resiliência dos Serviços Empresariais Não-Financeiros do Ceará: Análise do Terceiro Trimestre de 2023.