Nova edição do Farol da Economia Cearense é publicada

21 de novembro de 2023 - 15:10

A Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) acaba de lançar mais uma edição do Farol da Economia Cearense. Composta por 56 páginas, o trabalho está dividido em cinco seções. A primeira apresenta uma breve visão do cenário econômico mundial e expectativas para os próximos meses; a segunda mostra o desempenho de importantes indicadores da economia nacional, como PIB, produção Industrial, inflação, juros, câmbio, balança comercial e investimento. Também traz perspectivas para o cenário macroeconômico brasileiro.

Já a terceira secção apresenta o desempenho de indicadores da economia cearense e perspectivas para o cenário macroeconômico do Estado; a quarta é composta por análises de importantes instituições de pesquisa do País quanto ao ambiente de incerteza da economia e a confiança de consumidores e empresários; a quinta e última traz uma síntese das análises e perspectivas econômicas apresentadas. A Publicação foi elaborada pelo diretor da Digep, José Fábio Montenegro, com colaboração de Tiago Emanuel Gomes dos Santos e Aprígio Botelho Lócio, ambos da mesma Diretoria, e de Ana Cristina Lima Maia, da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec).

Com o objetivo de apresentar indicadores econômicos e sociais abordando o cenário macroeconômico cearense, nacional e internacional e apontando algumas perspectivas nas três esferas de governo, o Farol da Economia Cearense disponibiliza dados, informações e análises sucintas para que os tomadores de decisão e demais partes interessadas tenham elementos para avaliar prospectivamente os rumos da economia.

De acordo com o estudo, no cenário econômico mundial se destaca uma projeção para o ano de 2023, por parte de organismos internacionais, de permanência da desaceleração do crescimento da economia mundial, perspectivas essas semelhantes ao relatório de junho de 2023, com manutenção de algumas previsões para 2024 por algumas grandes economias. O destaque ficou para o Brasil, que teve previsões revistas de crescimento, para 2023, bem acima do previsto em relatórios anteriores.

Dentre as principais causas apresentadas para esse cenário ainda permanecem as políticas monetárias mais restritivas, altos níveis de inflação nas principais economias mundiais, mas em estágio de redução gradual e, também o impacto de duas guerras em curso Rússia-Ucrânia e Hamas-Israel que prejudicam e impactam o desenvolvimento das grandes economias mundiais.

Já com relação à economia nacional, o documento destaca o crescimento do PIB no segundo trimestre de 2023 comparado com o trimestre anterior (1º trimestre de 2023), impulsionado principalmente pelo “Setor da Indústria” e o “Setor de Serviços”, pelo lado da oferta. Pelo lado da demanda, os maiores responsáveis foram: “Despesa de Consumo das Famílias” e “Despesas de Consumo da Administração Pública”.

A projeção para 2023 será de crescimento para a economia nacional, por conta da maior estabilidade das políticas fiscais e monetárias à medida que se defina o arcabouço fiscal, somado a políticas de transferência de renda, ações de renegociação de dívidas dos brasileiros, melhoria do salário mínimo, redução da taxa de inflação, crescimento de vários setores da economia como o de serviços, por exemplo e retomada de programas de governo importantes que estão sendo implementados.

Clique aqui e acesse o Farol da Economia Cearense – Nº 03 / 2023.