Índice de Atividade Turística do Ceará cresce 4,2% no acumulado dos últimos 12 meses, mas com tendência de desaceleração

21 de novembro de 2023 - 14:22

O Índice de Atividades Turísticas (Iatur) cearense, no acumulado do ano, ou seja, de janeiro a setembro, apresentou crescimento de apenas 1%. Já no acumulado dos últimos 12 meses é possível constar que o Índice do Ceará apresentou desempenho de 4,2%, superando o resultado de Pernambuco, que foi de 1,2%, mas inferior ao da Bahia, de 12%. No entanto, existe uma tendência geral de desaceleração, inclusive nacionalmente. Embora isso ocorra com menos intensidade na Bahia, Pernambuco e Brasil seguem esse processo de arrefecimento com o turismo cearense apresentando maior intensidade. Os números estão no Enfoque Econômico (Nº 254) – Comportamento da Atividade Turística do Ceará no Terceiro Trimestre de 2023 e Suas Tendências.

A Iatur é um indicador construído a partir da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que analisa o desempenho setorial além de estabelecer tendências das atividades no médio e no longo prazo. A Pesquisa Mensal de Serviços é mensurada com base nos serviços empresariais não-financeiros mediante o uso da receita bruta de serviços de empresas formalmente constituídas. Trata-se de indicadores conjunturais e ferramentas essenciais para o acompanhamento da evolução da atividade econômica e, portanto, servindo de subsídios para a tomada de decisão do setor privado, do setor governamental bem como implementação de políticas públicas setoriais.

O Índice de Atividades Turísticas é um indicador composto pelos segmentos que são característicos da indústria do turismo a partir do segmento serviços prestados às famílias, transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio e dos serviços profissionais, administrativos e complementares.

Clique aqui e acesse o Enfoque Econômico Nº 264 – Comportamento da Atividade Turística do Ceará no Terceiro Trimestre de 2023 e Suas Tendências.