IPECE participa da inovação de políticas públicas na região de Atacama, no Chile
19 de junho de 2023 - 10:38
O “Projeto Capital Humano Avançado para o Desenvolvimento do Atacama” vai ser lançado hoje (19) pelo Governo do Chile, por intermédio do Governo Regional de Atacama, em Copiapó, durante o Seminário Internacional “Capital Humano Avanzado para el Desarrollo de Atacama”. O evento é fruto de uma etapa de trabalho conjunto entre o Governo Regional de Atacama, a Universidade de Atacama, a Fundación Chile Descentralizado e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Tem por objetivo incorporar novas experiências e aprendizagem nacional e internacional nesta matéria. Em todo este processo, a iniciativa teve o apoio da Fundação Hanns Seidel de Baviera (Alemanha).
O projeto faz parte da cooperação que o Ipece mantém com o Chile, desde 2019, para o fortalecimento de seus governos regionais, transferindo a experiência e as boas práticas de políticas públicas que o Ceará vem desenvolvendo nas últimas décadas. Assim, durante 2023 e 2024 o Ipece apoiará os estudos, políticas e desenhos de programas destinados a formar, reter e atrair capital humano avançado para o desenvolvimento de Atacama.
O diretor Geral do Ipece, Alfredo José Pessoa de Oliveira, afirma que o projeto nascente do Centro de Pensamento Estratégico (CEPET), inaugurado em março deste ano, e o novo Centro de Pesquisa em Governança e Políticas Públicas da Universidade de Atacama tem total apoio do instituto. Participam do Seminário, Alfredo Pessoa (via vídeo); o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Raimundo da Costa; o diretor de Inovação da Funcap, Jorge Soares; e o pesquisador do Programa Cientista-Chefe em Economia Patrício Vergara, além de especialistas e autoridades do Chile.
CONTRIBUIÇÕES DO IPECE E FUNCAP
Patrício Vergara, em artigo publicado (com o título “Una trampa para la descentralización”) em um dos principais jornais eletrônicos do Chile, o El Mostrador, em janeiro de 2023, fez referências diretas ao Ipece e ao Funcap, como modelos a serem replicados naquele país andino. O primeiro Centro de Pensamento Estratégico (CEPET), que foi implantado em março último, passou a funcionar por um período inicial de três anos, com recursos próprios e com o apoio da Universidade do Atacama, da Fundação Chile Descentralizado e do Governo do Estado do Ceará.
O autor, em outro trecho, afirma que “Atacama aproveitará a experiência bem-sucedida do Estado do Ceará, região pobre do Nordeste brasileiro, que nas últimas décadas empreendeu um processo de fortalecimento institucional baseado na incorporação de conhecimento estratégico e inovação pública em sua governança. Os resultados são notáveis até agora em duas áreas: gestão do investimento público e ensino fundamental e médio (os melhores resultados em escolas públicas do Brasil, segundo o Banco Mundial)”.
De acordo com Patrício Vergara, o Governo do Estado do Ceará conta com duas instituições fundamentais para esse sucesso: Ipece e a Funcap. “O Ipece é um centro de pensamento estratégico que apoia diretamente o sistema de planejamento do governo, enquanto a Funcap fornece recursos destinados a apoiar não apenas a inovação empresarial, mas também a inovação pública, ou seja, a introdução de conhecimentos relevantes para uma melhor gestão de secretarias e serviços”.
O Ipece, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, e a Fundación Chile Descentralizado… … Desarrollado, assinaram, na região de Temuco, no Chile, um protocolo de cooperação para instalação de três “Centros Regionais de Pensamento Estratégico”, sendo estes em Atacama, Araucanía e Los Lagos, semelhantes ao Ipece, isso em março de 2019. O convênio foi renovado dois anos depois, em março de 2021. A proposta deste protocolo visa a disseminação da gestão pública baseada em evidências, além da inteligência colaborativa de informação, disponível como um bem para todos os atores do desenvolvimento regional: público, privado, acadêmico e social.
Henrich von Baer, presidente da Fundación Chile Descentralizado… … Desarrollado, afirmou, quando da assinatura do convênio, que o acordo iria permitir que o Ipece participasse de forma concreta da criação dos três pilotos dos Centros Regionais de Pensamento Estratégico, visando a gestão pública baseada em evidências e inteligência colaborativa de informação. Para Patrício Vergara, a “aliança com o Instituto é importante porque, com a eleição de governadores regionais (do Chile), haverá a oportunidade de elaborar e selar estratégias de políticas baseadas em evidências em prol de resultados. Assim, os centros de pensamento regionais são necessários para desenvolver suas próprias estratégias e avaliar os programas que se projetam.”
Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509