Ipece debate os desafios de um Ceará sem fome

6 de junho de 2023 - 16:54

A Primeira Dama do Ceará, Lia de Freitas, que está à frente do Programa Ceará Sem Fome, fez a palestra de abertura do Fórum Ceará em Debate 2023 – Ciclo Especial 20 Anos realizado na sexta-feira (02) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) no Auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O evento fez parte das comemorações de 20 anos de criação do Ipece. O Diretor Geral do Ipece, Alfredo José Pessoa de Oliveira, coordenou a mesa de debate que teve uma breve apresentação do Diretor de Estudos Sociais (Disoc), José Meneleu Neto, sobre o trabalho desenvolvido pelo Ipece no âmbito das políticas de combate à pobreza e à fome no Ceará.

A Primeira Dama apresentou detalhadamente o Programa Ceará sem Fome ao abordar o tema “Os desafios por um Ceará sem fome”. O programa, instituído por Lei, tem por objetivo criar, desenvolver e realizar ações e políticas públicas para alimentar a população mais carente do Ceará. O combate a fome é considerado prioritário pela gestão do governador Elmano de Freitas, que quer levar efetivamente comida à mesa de milhares de cearenses. Mais de 40 mil famílias, cerca de 200 mil pessoas em todo o Ceará, receberão mensalmente do governo do estado R$ 300,00 para se alimentar. O recurso será repassado através Cartão Ceará sem Fome e beneficiará pessoas em situação de insegurança alimentar. Com o Cartão será possível comprar alimentos, sempre dando preferência aos produzidos pela agricultura familiar e vendidos em pequenos comércios.

Outro destaque do programa é a criação da Rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeição (USPRs), que visa gerenciar, produzir e distribuir refeições saudáveis para a população dos 184 municípios cearenses. As USPRs irão produzir e entregar uma refeição diária, cinco vezes na semana e serão administradas por Unidades Gerenciadoras selecionadas através de editais de chamamento público.

Assim, o Ceará sem Fome vem se somar decisivamente a outras ações já executadas pelo governo do Estado no combate à insegurança alimentar. Hoje são beneficiadas cerca de 150 mil famílias com o Cartão Mais Infância, distribuídos 621.772 vales gás/ano e 400 toneladas de alimentos no Programa Mais Nutrição. É fornecida a fórmula do leite para 100% das crianças de zero a três anos diagnosticadas com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). São 635 escolas que compõem o programa estadual de alimentação escolar, com formação de 2.687 pessoas como manipuladores de alimentos e gestores escolares, além de 50.284 estudantes inseridos no programa estadual de alimentação escolar para o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.