Dois artigos compõem a nova edição do Boletim de Gestão Pública
26 de abril de 2023 - 09:27
“A influência da cobertura da atenção básica no enfrentamento da covid-19 nos municípios cearenses”, que tem como autores Pedro Henrique de Souza Xerez; Kílvia Helane Cardoso Mesquita; Fernando Daniel de Oliveira Mayorga e Jaciara Alves de Sousa, e “ Gestão ambiental no orçamento público: uma análise dos gastos ambientais dos municípios cearenses e seus determinantes”, de Francisco Mário Viana Martins, são os dois artigos que compõem a nova edição do Boletim de Gestão Pública (Nº 30/2023), que acaba de ser lançada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), por intermédio da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep).
O primeiro artigo tem por objetivo compreender em que medida a Atenção Primária à Saúde pode impactar nas taxas de letalidade e mortalidade por Covid-19, atuando desde a identificação dos casos até o tratamento dos pacientes de acordo com o nível de complexidade exigido em cada caso. A ideia é observar os resultados dos serviços de saúde com ênfase na ABS em cada Região de Saúde (RS) bem como os valores investidos no combate à Covid-19 no Ceará nos primeiros meses da pandemia. De acordo com seus autores, os resultados mostram municípios com 100% de cobertura de ABS e bons indicadores quando se considera o número de vidas perdidas para a Covid-19, enquanto outros, mesmo com plena cobertura, apresentam altas taxas de letalidade e mortalidade em relação à média do Estado.
Já no segundo artigo, o autor aborda as perspectivas da gestão ambiental sob a luz dos gastos públicos ambientais, propondo avaliar a evolução dos gastos em gestão ambiental dos municípios do estado do Ceará entre os anos de 2013 a 2019 e investigar as principais variáveis que influenciam esses gastos, com o intuito de responder os seguintes questionamentos: (1) qual o papel da gestão ambiental no conjunto orçamentário dos governos municipais cearenses? (2) quais municípios cearenses têm apresentado melhor empenho financeiro em gestão ambiental? (3) quais os fatores que influenciam na dinâmica dos gastos ambientais desses municípios?
Para tanto, a análise metodológica dessa pesquisa consiste em duas etapas, onde na primeira é feita uma análise explanatória das despesas públicas destinadas à função “gestão ambiental” dos 184 municípios cearenses, em que são analisados os indicadores referentes ao (i) Gasto Ambiental Relativo; ao Gasto Ambiental per capita e à Transparência dos Gastos Públicos Ambientais. Na segunda etapa, o autor busca identificar fatores socioeconômicos que influenciaram os gastos em gestão ambiental dos municípios cearenses no período em análise por meio de um modelo econométrico de Dados em Painel, onde foi encontrado que o Produto Interno Bruto (PIB), os gastos totais, a receita tributária e a gestão fiscal influenciam positivamente na dinâmica dos gastos ambientais desses municípios.
PUBLICAÇÃO
O Boletim de Gestão Pública do Ipece é formado por artigos sintéticos (descritivo-analíticos), elaborados pelo corpo técnico do Instituto e ou por técnicos convidados de outros órgãos do Governo do Estado do Ceará e de outras organizações, tem como objetivo principal a difusão de melhores práticas e inovações na área de gestão e de políticas públicas. Os autores dos artigos são responsáveis pela revisão de seus trabalhos, bem como pelo conteúdo, formato, dados e referências bibliográficas.
Os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do Ipece. É autorizada a reprodução total ou parcial destes artigos e de dados neles contidos, desde que a fonte seja citada. É totalmente proibida a reprodução para fins comerciais. O Boletim tem como coordenador José Fábio Bezerra Montenegro, diretor de Estudos de Gestão Pública (Digep), e colaboração de Tiago Emanuel Gomes dos Santos (Técnico) e Aprígio Botelho Lócio (assistente de Gestão), todos da mesma Diretoria do Instituto.
Clique aqui e acesse o Boletim de Gestão Pública – edição Nº 30 / 2023.
Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509