Ipece lança nova edição do Farol da Economia Cearense
20 de abril de 2023 - 10:37
A projeção para 2023, por parte de organismos internacionais, é de desaceleração do crescimento da economia mundial, com melhores resultados em 2024. Dentre as principais causas apresentadas para esse cenário se destacam a alta na inflação em vários países no mundo, as elevadas taxas de juros, as tensões geopolíticas entre China e Estados Unidos, a guerra entre Rússia e Ucrânia, impactando seriamente a Europa com uma crise energética, bem como as crises bancárias tanto nos Estados Unidos como na Europa.
O anúncio recente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) de um corte progressivo na produção de petróleo, com diminuição inicial de 1 milhão de barris por dia, de maio até o final do ano, irá gerar uma alta no preço dos combustíveis e um forte impacto no aumento ainda maior na inflação em vários países, afetando a produção da indústria, do agronegócio e dos serviços.
Já com relação a economia nacional se destacam o crescimento do PIB em 2022, impulsionado principalmente pelo setor de serviços e setor industrial, pelo lado da oferta. Pelo lado da demanda, os maiores responsáveis foram as Exportação de Bens e Serviços, a Despesa de Consumo das Famílias, a Despesa de Consumo da Administração Pública e a Formação Bruta de Capital Fixo.
A projeção para 2023 é de uma certa desaceleração por conta da política monetária contracionista e pelas incertezas com relação ao Novo Arcabouço Fiscal, recém anunciado pelo governo. A previsão do mercado, apresentado no Relatório Focus, do Banco Central, bem como dos bancos privados é de taxas de crescimento baixas, mas positivas para 2023, 2024 e 2025.
A economia cearense apresentou um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), em 2022, bem abaixo do PIB do Brasil, ambos com trajetória de queda desde do segundo trimestre do ano passado. Dentre os três setores do PIB cearense, o maior destaque em 2022 foi o setor agropecuário, seguido do setor de serviços, principalmente a atividade da administração pública e Alojamento e Alimentação.
No entanto, o destaque negativo ficou para a indústria cearense apresentando um recuo considerável. Para 2023, as projeções do Ipece em dezembro de 2022 eram de que o PIB cearense crescerá mais do que o PIB do Brasil. As informações – e muitas outras – estão na nova edição (a primeira deste ano) do Farol da Economia Cearense (nº 01/2023), que acaba de ser publicada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), por intermédio da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep).
INDICADORES
O estudo observa que o Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), calculado pelo IBRE/FGV, subiu no mês de março deste ano, registrando a maior variação desde setembro de 2021, influenciado pelo debate entre o governo e o Banco Central a respeito da taxa de juros; pela manutenção das incertezas fiscais em torno do novo arcabouço fiscal; e pela crise bancária nos Estados Unidos e na Europa. O anúncio da OPEP, em relação a redução da produção de petróleo, deverá aumentar ainda mais o IIE-Br em 2023.
O Índice de Confiança Empresarial (ICE), estimado pelo IBRE/FGV, subiu em março, em relação a fevereiro de 2023. Apesar deste crescimento no ICE no mês de março, há uma certa sinalização de cenário fraco da atividade econômica ao final do primeiro trimestre de 2023, podendo melhorar as expectativas ainda neste ano com a redução do pessimismo das empresas.
Já o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo IBRE/FGV, subiu em março, após dois meses em queda, influenciada por uma melhora da percepção da situação atual e das expectativas para os próximos meses. Mesmo com este resultado positivo, o cenário econômico do Brasil ainda se mantém com taxas de juros elevadas, devido à incerteza e desaceleração do mercado de trabalho gerando uma expectativa para 2023 de decrescimento do ICC.
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), continua com trajetória de crescimento desde de março de 2022. Dentre os indicadores que compõem o índice a maior pontuação no mês de março foi do Emprego Atual, seguido por Perspectiva Profissional, Renda Atual, Perspectiva de Consumo, Acesso ao crédito, Nível de Consumo Atual e Momento para Duráveis.
Clique aqui e acesse o Farol da Economia Cearense – Nº 01 / 2023.
Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509