Contribuição do Ipece ao longo de 20 anos é ressaltada em evento na Alece

18 de abril de 2023 - 12:32

A implantação de uma nova agenda de temas, “sempre antenada com a realidade atual, tais como a transformação digital da economia, a transição energética, a transição demográfica, além dos desafios a serem enfrentados pelo próprio instituto”, foi um dos pontos observados pelo diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (Ipece), Alfredo José Pessoa de Oliveira, no seu discurso na Sessão Solene em homenagem aos 20 anos do Ipece realizada, na manhã de ontem (17), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

O diretor-Geral do Instituto afirmou que o trabalho do Ipece é apresentar soluções estratégicas que embasem decisões fundamentais da gestão estadual. “Nosso trabalho consiste na produção de conhecimento técnico sobre o Ceará, a partir da elaboração de estatísticas, informativos, publicações, promoção de debates com a mídia e a academia, além de uma série de outros meios baseados na pesquisa da realidade de nosso Estado”. Tudo isso – garantiu – amplia não só a capacidade de tomar decisões acertadas por parte das gestões, mas também as oportunidades rumo ao desenvolvimento.

Para finalizar seu discurso, ele disse que o Ipece atuou e atua de forma ativa em projetos que repercutem diretamente na vida dos cearenses. Dentre eles, citou a elaboração do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), programa Mais Infância, o Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP) e os projetos Ceará 2050 e Ceará Sem Fome.

IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES

De acordo com o deputado Renato Roseno, autor do requerimento para a realização da Sessão Solene, o Ipece, na sua trajetória, tem apresentado importantes contribuições para o desenvolvimento do Estado. Mesmo o Ceará sendo um estado periférico, economicamente falando, em termos de Brasil, tem muito a oferecer nos âmbitos social e econômico, assim como a possibilidade de reduzir suas desigualdades a partir do fomento de políticas que promovam a distribuição de riqueza, saber e poder – frisou.

Para ele, o Ceará tem muito a contribuir, principalmente na renovação do “ renovarmos nosso modelo de gestão pública e ao criarmos alternativas econômicas que permitam o acesso de todos àquilo que é socialmente produzido e em comunhão com a natureza”. Esta tem dado inequívocas confirmações de que já não suporta esse modelo de produção baseado na destruição dos recursos naturais.

E o Ceará é capaz de dar as maiores contribuições, “acelerando a transição energética e agroecológica, inaugurando modos de vida sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico – ressaltou, acrescentando que é nesse contexto o trabalho de elaboração de estratégias produzido pelo Ipece mostra sua relevância.

PESQUISAS SÃO NORTEADORAS

Sandra Maria Olímpio Machado, secretária de Planejamento e Gestão do Estado,  ao falar sobre o Ipece, afirmou que as pesquisas elaboradas pelo instituto têm a capacidade de nortear políticas públicas de forma que elas atinjam melhor seu objetivo, como pensado no início. Direcionam, assim, a missão do Estado”.

Todos os que trabalham no Ipece foram lembrados e elogiados pela Secretária: “São servidores competentes e com a consciência de dever inerente ao serviço público. Em um órgão público, todos são responsáveis pelo seu funcionamento, e nisso o Ipece se sobressai com dignidade” – finalizou.

Na solenidade realizada na Alece foram homenageados o analista de Políticas Públicas Cleyber Nascimento de Oliveira, representando os demais analistas do Instituto; Antônia Tomaz Rosa, representando a equipe de conservação; Fátima Juvenal de Souza, representando o corpo técnico, e Raquel da Silva Sales, representando os assessores técnicos. Coube ao analista de Políticas Públicas Witalo de Lima Paiva falar em nome dos homenageados sobre a importância do trabalho que os servidores do Ipece realizam cotidianamente.

 “É um trabalho que exemplifica o que é ser um servidor público em sua melhor significação: é atuar orientado a tratar de questões que alcançam a vida de todos em nossa sociedade” – disse Witalo Paiva. Para ele, o sentimento de contribuição inerente ao serviço público, conforme observou, “se materializa diariamente no Ipece, a partir da construção do conhecimento técnico direcionado ao Ceará, na busca por soluções aos desafios na nossa trajetória rumo ao desenvolvimento. “Essa homenagem é uma honra para nós e revigora o nosso trabalho e nossa contribuição com o Estado e com nosso povo”.

Ex-dirigentes do Ipece, como a professora Eveline Barbosa Silva Carvalho (2009 a 2010) e João Mário Santos de França, compareceram ao evento. Dentre os muitos participantes, além de diretores e servidores do Ipece, o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Dárcio Teixeira, e o diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha.

PUBLICAÇÃO

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), responsável pela geração de estudos, pesquisas e informações socioeconômicas e geográficas, completou, no último dia 14, 20 anos de criação. Para comemorar a data, o Instituto lançou a publicação Ipece 20 Anos, que tem 41 páginas e está dividida em seis capítulos: Apresentação; Criação e estrutura organizacional; A importância do Ipece para o desenvolvimento do Ceará; Linha do tempo: um histórico de contribuições; Perspectivas para os próximos anos e Catálogo de produtos institucionais do Instituto.

Na trajetória dos seus 20 anos, o documento cita, dentre os muitos destaques, a ampliação das assessorias técnicas prestadas aos diversos órgãos que compõem a administração pública estadual. “Reforçando e fortalecendo suas atribuições institucionais, o Ipece tem se colocado como um ator relevante nas áreas social, econômica, geográfica e de gestão pública. A atuação do Instituto tem se dado na produção de conhecimento dedicada à realidade cearense em suas múltiplas dimensões e no apoio à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas voltadas para o sustentável crescimento econômico e social do Estado”.

O terceiro capítulo da publicação traz depoimentos do atual diretor Geral do Ipece, Alfredo José Pessoa de Oliveira, e dos quatro ex-diretores gerais: Marcos Costa Holanda (2003 a 2009); Eveline Barbosa Silva Carvalho (2009 a 2010); Flávio Ataliba Flexa Daltro Barreto (2011 a 2018) e João Mário Santos de França (2019 a 2022), que ressaltam a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Instituto. A publicação já pode ser acessada na página do Instituto.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509