PIB cearense de 2022 vai ser divulgado na segunda-feira pelo Ipece

17 de março de 2023 - 12:40

O resultado detalhado do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, relativo ao quarto trimestre de 2022 e o acumulado no referido ano, vai ser divulgado na próxima segunda-feira (20), às 14h30min, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. Dos três setores que compõem o PIB, o Agropecuário apresentou o melhor resultado. Uma nova previsão (a primeira do ano) para o PIB de 2023 também será anunciada. A divulgação ocorre de forma híbrida: presencial e virtual. No último caso pode ser acompanhada no link https://www.youtube.com/watch?v=r68Co6lVTz8 .

Além do Ceará, mais dez estados brasileiros realizam o cálculo do PIB, indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços e desagregados por suas atividades econômicas.

É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.