Integrantes da Sedet e Ipece tem encontro

3 de fevereiro de 2023 - 16:02

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) recebeu, na manhã da última quinta-feira (02), representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), que no atual Governo passa a ser comandada pelo sociólogo Salmito Filho. Inclusive, em breve, com a Reforma Administrativa do Executivo cearense, ela passará a ser chamada de Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). O encontro, além de manter e fortalecer a parceria técnica já existente entre os dois Órgãos, também foi uma oportunidade para que os novos integrantes da Sedet e do Ipece fossem apresentados.

Durante a reunião, a equipe do Ipece apresentou, em linha gerais, os trabalhos desenvolvidos pelo o Instituto, com destaque para os produtos institucionais, as assessorias e as parcerias que mantém com diversos órgãos do Estado, sempre colaborando com questões relevantes para o desenvolvimento cearense. Por sua vez, a Sedet mostrou algumas das novas estratégias pensadas para dar continuidade ao desenvolvimento econômico do Estado.

Mesmo em fase inicial, as novas iniciativas já trazem ingredientes voltados a fortalecer a atuação pública em prol de um desenvolvimento mais equilibrado e integrado, atento às questões sociais, ambientais e econômicas, de acordo com o analista de Políticas Públicas do Ipece Witalo Paiva. As estratégias devem buscar favorecer mais fortemente o interior cearense, combatendo a pobreza e a desigualdade ainda presentes.

Dentre as iniciativas citadas, destaque para a criação e o fortalecimento dos negócios de impacto socioambiental positivo, nos quais se busca a criação de negócios economicamente sustentáveis a partir de oportunidades existentes nas soluções de problemas socioambientais identificados localmente. Novas reuniões devem ser agendadas em breve para aprofundar as discussões técnicas e estreitar as relações institucionais entre os órgãos.

Participaram do encontro, pelo Ipece, os professores Meneleu Neto e Ricardo Pereira, e os analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompieri; Alexsandre Lira; Cleyber Nascimento, e o já citado Witalo Paiva. Pela Sedet:  Eduardo Neto; Márcio Pontes e Michelle Ribeiro.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509