Ipece é modelo para criação de centro estratégico em Atacama, no Chile

10 de janeiro de 2023 - 10:47

Um dos principais jornais eletrônicos do Chile, o El Mostrador, publica hoje (10) artigo de Patrício Vergara, ex-pesquisador visitante da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) no Ipece, com o título “Una trampa para la descentralización”. Ele faz referências diretas ao Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e à Funcap, como modelos a serem replicados naquele país andino. O primeiro Centro de Pensamento Estratégico (CEPET) começa em março, quando passará a funcionar por um período inicial de três anos, com recursos próprios e com o apoio da Universidade do Atacama, da Fundação Chile Descentralizado e do Governo do Estado do Ceará-Brasil.

O autor, em outro trecho, afirma que “Atacama aproveitará a experiência bem-sucedida do Estado do Ceará, região pobre do Nordeste brasileiro, que nas últimas décadas empreendeu um processo de fortalecimento institucional baseado na incorporação de conhecimento estratégico e inovação pública em sua governança. Os resultados são notáveis até agora em duas áreas: gestão do investimento público e ensino fundamental e médio (os melhores resultados em escolas públicas do Brasil, segundo o Banco Mundial). ”

De acordo com Patrício Vergara, o Governo do Estado do Ceará conta com duas instituições fundamentais para esse sucesso: o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Funcap). “O Ipece é um centro de pensamento estratégico que apoia diretamente o sistema de planejamento do governo, enquanto a Funcap fornece recursos destinados a apoiar não apenas a inovação empresarial, mas também a inovação pública, ou seja, a introdução de conhecimentos relevantes para uma melhor gestão de secretarias e serviços”.

O Ipece, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, representado por seu então diretor Geral, professor João Mário Santos de França, e a  Fundación Chile Descentralizado… Desarrollado, tendo à frente seu presidente nacional, Heinrich Von Baer, assinaram, na região de Temuco, no Chile, um protocolo de cooperação para instalação de três “Centros Regionais de Pensamento Estratégico”, sendo estes em Atacama, Araucanía e Los Lagos, semelhantes ao Ipece, isso em março de 2019. O convênio foi renovado dois anos depois, em março de 2021. A proposta deste protocolo visa a disseminação da gestão pública baseada em evidências, além da inteligência colaborativa de informação, disponível como um bem para todos os atores do desenvolvimento regional: público, privado, acadêmico e social.

O Ipece – segundo João Mário de França – vai apoiar, de forma técnica e por intermédio das diretorias do Instituto, a iniciativa da Fundação Chilena em criar os centros regionais. Ele observa que o protocolo firmado no Chile é importante para ambas instituições, pois o Ipece, como centro de pensamento de referência nacional, passa a ter reconhecimento internacional, sobretudo por aquele país andino. O Chile – ressalta – passa por um processo de descentralização governamental e busca, com o apoio do Ipece, criar seu próprio modelo de centro de pesquisa para acompanhamento e gestão de políticas públicas regionais. O protocolo foi assinado também por Mário Maturana Claro, coordenador do Projeto Centro de Pensamento Estratégico de Atacama, e por Victor Alvarez Velasquez, diretor de Puerto Montt Superior, corporação que agrupa todas as instituições de educação superior de Puerto Montt.

Henrich von Baer, presidente da Fundación Chile Descentralizado… Desarrollado, afirmou, quando da assinatura do convênio, que o acordo iria permitir que o Ipece participasse de forma concreta da criação dos três pilotos dos Centros Regionais de Pensamento Estratégico, visando a gestão pública baseada em evidências e inteligência colaborativa de informação. Para Patrício Vergara, então pesquisador visitante do Ipece e membro da Fundação, a “aliança com o Instituto é importante porque, com a eleição de governadores regionais (do Chile), haverá a oportunidade de elaborar e selar estratégias de políticas baseadas em evidências em prol de resultados. Assim, os centros de pensamento regionais são necessários para desenvolver suas próprias estratégias e avaliar os programas que se projetam.”

Veja o artigo no Link:https://www.elmostrador.cl/noticias/opinion/2023/01/10/una-trampa-para-la-descentralizacion/