Produtividades agregada por pessoal e por horas trabalhadas apresentam quedas no Ceará e no Brasil

22 de dezembro de 2022 - 12:57

A produtividade agregada por pessoal ocupado da economia brasileira registrou queda acumulada em quatro trimestres, de 5,29%, até o terceiro trimestre de 2022. O resultado foi inferior a queda registrada pela economia cearense, de 5,90% no mesmo período. Com relação a alta acumulada até o quarto trimestre de 2021 (4,15%), é possível constatar que ocorreu uma forte desaceleração da produtividade por pessoal ocupado na economia cearense, no curtíssimo prazo, superior a desaceleração também observada no País. Esta é apenas uma das muitas informações do Boletim da Produtividade Cearense (3º Trimestre/2022) publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

O autor do trabalho, o analista de Políticas Públicas Alexsandre Lira Cavalcante, afirma que a queda na produtividade agregada por pessoal ocupado no mercado de trabalho cearense, até o terceiro trimestre de 2022, foi decorrente da alta média acumulada em quatro trimestres da produção (1,26%), combinada com uma alta média também acumulada em quatro trimestres mais expressiva do estoque total de pessoas ocupadas na economia cearense (7,61%). Uma explicação mais detalhada do resultado observado recai sobre o comportamento setorial da produtividade.

Ele explica que, na agropecuária, a produtividade por pessoal ocupado registrou queda acumulada em quatro trimestres, até o terceiro trimestre de 2022, de 1,92% no Brasil e alta de 13,45% no Ceará. A alta na produtividade por pessoal ocupado até o terceiro trimestre de 2022 na agropecuária cearense foi resultado de uma alta média acumulada em quatro trimestres da produção (4,12%), combinada com uma queda média também acumulada em quatro trimestres do estoque de pessoas ocupadas no referido setor (-8,23%). Na comparação com a queda acumulada até o quarto trimestre de 2021 (-17,88%) “é possível afirmar que ocorreu uma nítida recuperação na produtividade do setor agropecuário cearense no curtíssimo prazo, passando a registrar alta no último trimestre. ”

Já na indústria, a produtividade por pessoal ocupado registrou queda acumulada em quatro trimestres até o terceiro trimestre de 2022, de 7,42% no Brasil e de 13,63% no Ceará. A queda na produtividade por pessoal ocupado até o terceiro trimestre de 2022 na indústria cearense foi resultado de uma involução média acumulada em quatro trimestres da produção (10,04%), combinada com uma alta média também acumulada em quatro trimestres do estoque de pessoas ocupadas no referido setor (4,16%). Em relação a alta acumulada até o quarto trimestre de 2021 (20,11%) ocorreu uma forte desaceleração no ritmo de crescimento da produtividade do setor industrial cearense no curtíssimo prazo, passando a registrar forte queda no último período.

Nos serviços, a produtividade por pessoal ocupado registrou queda acumulada em quatro trimestres até o terceiro trimestre de 2022, de 5,24% no Brasil e de 7,64% no Ceará. A queda na produtividade por pessoal ocupado até o terceiro trimestre de 2022 nos serviços cearense foi resultado de uma alta média acumulada em quatro trimestres da produção (2,51%), combinada com uma alta média também acumulada em quatro trimestres mais expressiva do estoque de pessoas ocupadas no referido setor (10,99%). Na comparação com a alta acumulada até o quarto trimestre de 2021 (4,16%) também ocorreu uma nítida desaceleração no ritmo de crescimento da produtividade do setor de serviços cearense no curtíssimo prazo, passando também a registrar queda no último trimestre.

PRODUTIVIDADE AGREGADA

A produtividade agregada por horas trabalhadas da economia brasileira também registrou queda acumulada em quatro trimestres, de 5,74% até o terceiro trimestre de 2022, ficando novamente acima da queda registrada pela economia cearense de 4,84% no mesmo período. Em relação a alta acumulada até o quarto trimestre de 2021 (4,43%) é possível afirmar que ocorreu uma nítida desaceleração no ritmo de crescimento da produtividade também por horas trabalhadas no mercado de trabalho cearense no curtíssimo prazo, novamente superior a desaceleração observada no País.

A alta na produtividade agregada por horas trabalhadas no mercado de trabalho cearense, até o terceiro trimestre de 2022, foi resultado da alta média acumulada em quatro trimestres da produção (1,26%) combinado com uma alta média também acumulada em quatro trimestres mais expressiva do total de horas trabalhadas (6,41%), o que ajuda também a explicar a menor queda da produtividade por horas trabalhadas comparado a produtividade por pessoal ocupado no mercado de trabalho cearense. Uma explicação mais detalhada do resultado observado recai também sobre o comportamento setorial da produtividade

O objetivo do estudo é apresentar a dinâmica trimestral da produtividade agregada e setorial do mercado de trabalho cearense, fazendo uma análise comparativa com o mercado de trabalho do Brasil. Para calcular a produtividade agregada e setorial do mercado de trabalho cearense foram consideradas duas diferentes medidas para o insumo trabalho: o pessoal ocupado e as horas trabalhadas. A medida de produtividade trimestral aqui calculada é dada pela taxa de crescimento acumulada em quatro trimestres, suavizando a série criada, permitindo, assim, uma análise da tendência de variação da produtividade agregada e setorial no curto prazo, mais especificamente o último trimestre divulgado.

Clique aqui e acesse a Boletim da Produtividade Cearense – 3º Trimestre/2022.