Estudo do Ipece revela os dez maiores e os dez menores municípios em indicadores sociais e econômicos

22 de dezembro de 2022 - 15:59

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, acaba de publicar o Painel de Indicadores Sociais e Econômicos: os 10 Maiores e os 10 Menores Municípios Cearenses – 2022, que possibilita uma avaliação dos municípios nas questões sociais e econômicas. O trabalho, de acordo com João Mário Santos de França, Diretor Geral do Instituto, apresenta, de forma objetiva e sucinta, um comparativo do desempenho dos municípios em relação a indicadores socioeconômicos das áreas de demografia, saúde, educação, economia, emprego, saneamento, energia elétrica e previdência social.
Elaborado pelo analista de Políticas Públicas Cleyber Nascimento de Medeiros, com colaboração de Fátima Juvenal de Sousa e Jáder Ribeiro de Lima, o trabalho mostra, por exemplo, que Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Juazeiro do Norte, Sobral, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Eusébio, Iguatu e Crato são os municípios que têm os maiores PIB (Produto Interno Bruto) do Ceará (ano 2020). Os menores (ordem decrescente) são Moraújo, Antonina do Norte, Ereré, Arneiroz, Altaneira, Umari, Baixio, Senador Sá; Pacujá e Granjeiro.

As colocações dos maiores e menores são diferentes quando se trata do PIB per capita. Nesse caso, São Gonçalo do Amarante ocupa a primeira colocação, seguido por Eusébio e Maracanaú. Depois vem Aquiraz, Pereiro, Horizonte, Fortaleza, Itaitinga, Sobral e Jijoca de Jericoacoara. O município de Catarina tem o menor PIB per capita do Ceará, seguindo por Tejuçuoca, Pires Ferreira, Miraíma, Itatira, Tururu, Morrinhos, Apuiarés, Alcântaras e Catarina.
O documento também aborda dados da área de educação. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nas séries iniciais no ensino fundamental, os dez maiores em 2021 foram: Ararendá, Mucambo, Frecheirinha, Jijoca de Jericoacoara, Pires Ferreira, Cruz, Novo oriente, Catunda, Independência e Graça. Por sua vez, os dez maiores nas séries finais, foram: Ararendá, Pires Ferreira, Uruoca, Cruz, Catunda, Deputado Irapuan Pinheiro, Jijoca de Jericoacoara, Independência, Novo Oriente e Pedra Branca.
Destaca-se que muitas outras informações estão contidas no trabalho, que pode ser acessado, na íntegra, no site do Ipece www.ipece.ce.gov.br.

Clique aqui e acesse a Painel de Indicadores Sociais e Econômicos: Os 10 maiores e os 10 menores municípios cearenses 2022.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509