Ipece lança sistema que permite acompanhamento das contas dos 184 municípios cearenses

15 de dezembro de 2022 - 14:32

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) disponibiliza, a partir de hoje (15), o Sistema de Acompanhamento das Contas dos Municípios Cearenses (SACMC). A nova ferramenta permite pesquisadores, gestores públicos e quem mais tiver interesse acompanhar a situação fiscal da administração pública dos 184 municípios cearenses, podendo analisar sua evolução temporal, bem como comparar com a de outros municípios cearenses. Para tanto, basta entrar no https://www.ipece.ce.gov.br/indicadores-fiscais-municipais

O analista de Políticas Públicas Paulo Pontes, que integra a Diretoria de Estudos Sociais (Diec) do Ipece, informa que a ideia de desenvolver o novo produto surgiu pela demanda de informações sobre finanças públicas municipais que os técnicos do Ipece recebem. Dessa forma, “o dado estará disponível no site do Instituto, permitindo serem consultadas a qualquer momento por quem desejar”.

O SACMC apresenta um balancete quadrimestral das contas municipais e indicadores fiscais derivados das demonstrações contábeis com a mesma periodicidade, tendo como fonte de dados os relatórios do Sistema Siconfi, mantido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Nesse sentido foram utilizados o Anexo 01 – Demonstrativo de Despesa com Pessoal, o Anexo 02 Demonstrativo da Dívida Consolidada, o Anexo 03- Demonstrativo da Receita Corrente Líquida e o Anexo 06 – Demonstrativo de Resultado Nominal e Primário.
Sincofi

De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) uma ferramenta destinada ao recebimento de informações contábeis, financeiras e de estatísticas fiscais oriundas de um universo que compreende 5.570 municípios, 26 estados, o Distrito Federal e a União.
O desenvolvimento do Siconfi coube ao Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro, que levou em conta as boas práticas internacionais na área de transmissão e processamento de dados, além da necessidade de fazer face ao crescente fluxo de informações produzidas pelas unidades federativas.

Clique aqui para acessar o sistema.