As vendas do varejo cearense apresentaram desaceleração no terceiro trimestre de 2022

14 de dezembro de 2022 - 14:20

As vendas do varejo comum cearense registraram nítida desaceleração no ritmo de crescimento ao longo do ano de 2022, mas ainda apresentaram taxas positivas de crescimento nos meses que compõem o terceiro trimestre do ano. Já as vendas do varejo ampliado passaram a registrar quedas mensais consecutivas no mesmo período, resultando como consequência numa queda acumulada, no último trimestre, de 4,7%, bem diferente das duas altas observadas nos dois primeiros trimestres do ano. A constatação está no Enfoque Econômico (nº 243) – Dinâmica das Vendas Trimestrais do Comércio Varejista Cearense até Setembro de 2022, que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), por intermédio da Diretoria de Estudos econômicos (Diec).

Tendo como base dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o trabalho revela que as vendas do varejo comum cearense registraram uma alta de 2,8% em setembro de 2022, levemente inferior a elevação de 3,2% registrada pelo varejo comum nacional. Com este desempenho, o varejo comum cearense registrou a oitava alta mensal consecutiva no ano, revelando uma trajetória mensal persistente de crescimento nas vendas do varejo local. “É possível observar que as vendas do varejo ampliado cearense vêm registrando um comportamento bem diferente do observado no varejo comum. Nota-se uma queda de 6,3% em setembro de 2022, bem diferente da alta observada para o varejo nacional de 1,0%.”

O documento destaca que as vendas do varejo ampliado cearense passaram a revelar sérios problemas a partir de junho, quando passou a registrar quatro quedas mensais sucessivas. O varejo ampliado nacional parece também estar enfrentando problemas ao também registrar quatro quedas mensais consecutivas, entre os meses de maio e agosto de 2022, esboçando uma tímida recuperação em setembro do mesmo ano – explica o analista de Políticas Públicas Alexsandre Lira Cavalcante, que elaborou o Enfoque Econômico. O documento, na íntegra, já pode ser acessado na página do Ipece.

Como resultado das vendas mensais, o varejo comum cearense, que havia registrado bom desempenho no primeiro (+4,6%) e no segundo (+8,5%) trimestres de 2022, bem acima do varejo comum nacional, demonstrou nítida desaceleração deste ritmo de crescimento passando a registrar alta de apenas 2,3% no terceiro trimestre de 2022, mantendo-se ainda acima do desempenho do varejo comum nacional, que passou a registrar variação negativa de 0,34% no mesmo período. Por sua vez, como consequência na queda nas vendas mensais do varejo ampliado centralizadas nos últimos meses, o mesmo passou a registrar forte queda no terceiro trimestre do ano, de 4,7%, comparada a igual período do ano passado. A desaceleração no ritmo de crescimento das vendas do varejo ampliado nacional foi muito mais intensa quando comparado com o varejo nacional.

Clique aqui e acesse o Enfoque Econômico – Nº 243.