Ipece e FGV promovem cursos para fortalecer inteligência do setor público

4 de novembro de 2022 - 15:57

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizaram na tarde de hoje (04), às 14 horas, no auditório da Seplag, aula inaugural dos 15 (quinze) cursos de capacitação que estarão sendo ofertados aos técnicos do Ipece, Secretarias de Governo e demais órgãos públicos estaduais. Todos os cursos no âmbito do Projeto de Apoio à Melhoria da Segurança Hídrica e Fortalecimento da Inteligência na Gestão Pública do Estado do Ceará, especificamente em seu Componente 3 (três), que é Fortalecimento da Gestão do Setor Público.

O diretor Geral do Ipece, João Mário Santos de França, ao abrir o evento, disse ter sido “extremamente importante no âmbito do Projeto, com o financiamento do Banco Mundial, de Apoio à Melhoria da Segurança Hídrica do Estado do Ceará no componente da Inteligência na Gestão Pública, ter sido proposto uma assistência técnica com cursos técnicos de qualificação”. Ele acrescentou que o Ibre, a empresa contratada para o treinamento, é referência nacional nas suas diversas áreas de atuação, o que vai garantir a excelência de qualidade da capacitação.

Para a economista Silvia Maria Matos, coordenadora de projetos, do Ibre/FGV, os cursos ofertados vão aumentar o conhecimento e a qualificação em análise de dados, ferramentas de business inteligence (BI), econometria, medidas de pobreza, desigualdade e avaliação de políticas públicas. Aproveito a oportunidade, ele parabenizou o Ipece e o Governo do Estado pela iniciativa, sempre liderando o processo de aprimoramento da gestão pública. “É uma honra participar e contribuir com este projeto” – afirmou. Sueli Simões, executiva de relacionamentos do Ibre/FGV, também participou da aula inaugural.

Silvia Matos observou que a programação de treinamento é bem ampla, contemplando diversas áreas de conhecimento. “A FGV conseguiu reunir um time de especialistas para ministrar os 15 cursos, com professores e pesquisadores da casa e professores renomados, inclusive de outras instituições, como da Universidade Federal do Ceará (UFC), pois alguns cursos são referentes a áreas de pesquisas que não fazem parte dos campos de atuação da Fundação Getúlio Vargas.

De acordo com Rafaela Martins Leite Monteiro, gerente da Gerencia de Estatística, Geografia e Informações (Gegin), o projeto é fruto de contrato de prestação de serviços de consultoria celebrado entre o Ipece e a FGV. E tem como foco principal o fortalecimento institucional do Ipece, por intermédio da capacitação em análise de dados, ferramentas de Business Inteligence (BI) e avaliação de Políticas Públicas. Os 15 cursos abordarão variadas temáticas e vão ser ministrados nas modalidades virtual e presencial. O primeiro curso tem início este mês (novembro), tendo como temática “Software R e aplicações em econometria”.

CONFIRA TODOS OS CURSOS

Software R e aplicações em econometria (Professor Dr. Diogo Tavares Robaina); Métodos estatísticos aplicados a Data Mining usando o software R – Módulo I (Prof. Dr. Diogo Tavares Robaina); Métodos estatísticos aplicados a Data Mining usando o software R – Módulo II (Prof. Dr. Diogo Tavares Robaina); Econometria Espacial: Conceitos e Aplicações com Softwares R e Geoda (Prof. Dr. Eduardo Almeida); Amostragem e Desenho de Pesquisa Amostral (Prof. Dr. Cristiano Ferraz); Métodos de Avaliação de Políticas Públicas (Profa. Dra. Priscilla Albuquerque Tavares); Processamento Digital de Imagens aplicado ao mapeamento cartográfico com enfoque aos recursos hídricos (Prof. Dr. Carlos Henrique Sopchaki); Pobreza Multidimensional (Prof. Dr. Vitor Hugo Miro Couto Silva); Matriz Insumo Produto: Conceitos e aplicações (Prof. Dr. Cláudio Monteiro Considera); Equilíbrio Geral Computável com Base em Modelos Regionais Aplicados (Prof. Dr. Christiano Modesto Penna); Análise Econômica e Avaliação de Políticas Públicas (Profa. Dra. Priscilla Albuquerque Tavares); Mapas Interativos (Prof. Dr. Luis Fernando Bueno); Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (Prof. Dr. Flávio Rodrigues do Nascimento); Instrumentos Econômicos para a gestão de recursos hídricos (Prof. Dr. Flávio Rodrigues do Nascimento) e Visualização de Dados usando software Tableau (Prof. Dr. Antônio Neto).

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509