Vendas no varejo comum no Ceará caem 0,6% no segundo trimestre de 2019, mas no ampliado crescem 4,7%

1 de julho de 2022 - 14:29

As vendas do varejo comum cearense apresentaram queda de 0,6% no segundo trimestre deste ano em relação a igual período do ano passado, quando passou por crescimento de 3,6%. A trajetória do varejo cearense é diferente da nacional, que fechou no período deste ano com crescimento de 0,8%, conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com relação as vendas do varejo ampliado, que inclui também as vendas de veículos e de materiais de construção, o país registrou alta de 4,0% e o Ceará alta ainda mais expressiva, de 4,7%, resultado do bom desempenho nas vendas desse dois setores, revertendo o índice observado no varejo comum. Os dados estão no Ipece/Informe (nº156) – Dinâmica Trimestral das Vendas do varejo Cearense – 2º Trimestre de 2019, que acaba de ser publicado pelo Instituto  de Pesquisa e Estratégia.

De acordo com Alexsandre Lira Cavalcante, analista de Políticas Públicas do Ipece autor do trabalho, no primeiro semestre de 2019, as vendas do varejo nacional apresentou alta de 0,6% no varejo comum e alta de 3,1% no varejo ampliado. Enquanto isso, o varejo cearense fechou em queda de 1,1% no varejo comum, mas alta de 3,0% no varejo ampliado. Ele destaca que o desempenho visto no primeiro trimestre foi o principal responsável pela queda observada no varejo comum cearense, revelando uma certa recuperação ao longo do ano. Isso ficou mais evidente quando se considera o varejo ampliado, que apresentou alta bem mais expressiva no segundo trimestre do ano.

O número de estados que registrou alta nas vendas do varejo comum foi de quinze e queda doze no segundo trimestre de 2019, frente a igual período de 2018. Os três estados que registraram as maiores altas foram: Amapá (+15,2%); Santa Catarina (+8,3%) e Tocantins (+7,5%) e as maiores quedas foram: Piauí (-10,4%); Paraíba (-7,4%) e Alagoas (-3,9%). O Ceará ocupou a 18ª posição no mesmo período, com a décima maior queda nas vendas do varejo comum. Por sua vez, o número de estados que registrou alta nas vendas do varejo ampliado foi de vinte e queda sete no segundo trimestre de 2019. Os três estados que apresentaram as maiores altas foram: Amapá (+17,2%); Tocantins (+9,6%) e Santa Catarina (+9,5%) e as maiores quedas foram: Piauí (-5,4%); Paraíba (-4,5%) e Sergipe (-1,6%). O estado do Ceará registrou a décima maior alta no período.