PIB cearense do 1º trimestre de 2022 vai ser divulgado amanhã (30) pelo Ipece

29 de junho de 2022 - 13:50

O resultado detalhado do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, relativo ao primeiro trimestre de 2022, vai ser divulgado amanhã (30), às 14h30min, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. Dos três setores que compõem o PIB, o de Serviços apresentou o melhor resultado. Uma nova previsão para o PIB para 2022 também será anunciada. A divulgação ocorre (presencialmente) no auditório do Instituto, que fica no Edifício Seplag, térreo, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba, mas também vai ser transmitido virtualmente.

Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo do PIB, indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços e desagregados por suas atividades econômicas.

É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.