Geração de energia, impactos na economia e fontes renováveis foram debatidas em evento do Ipece

27 de abril de 2022 - 14:02

Uma verdadeira aula sobre geração, capacidade de produção e fontes renováveis de energia, voltada principalmente para o Ceará, marcou as comemorações do aniversário de 19 anos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), completados no último dia 14, mas que teve seu ponto mais alto ontem (26), com a realização do Fórum Ceará em Debate Ipece/Seplag. Na edição especial do Fórum, a questão foi amplamente abordada nas suas variadas vertentes por intermédio do painel “O Setor de Energia no Ceará”, englobando duas palestras: “Ceará, terra da luz: Geração de Energia no Estado e os Impactos Recentes na Economia Local” e “Ceará, Protagonismo em Energia Renovável”.

Ao abrir o evento, que foi transmitido virtualmente, o diretor Geral do Ipece, João Mário Santos de França, observou que o Instituto, desde a sua criação, continua realizando um trabalho muito importante, tanto para o Governo do Ceará como para a sociedade cearense. “Esse trabalho tem que ser destacado, pois advém da qualidade técnica dos que fazem o Ipece, pelos analistas de políticas públicas, todos doutores em diferentes áreas. (economia, geografia e administração, etc); pelos assessores técnicos, todos com mestrados e a própria gestão técnica”.

Além dos estudos realizados, como, por exemplo, PIB estadual, PIB Municipal, de assessoria ao Plano Plurianual, através da área de Gestão Pública, recém criada no órgão, ele chamou a atenção para o trabalho de assessoria do Ipece às políticas públicas do estado do Ceará. Tal processo vem desde a criação do Instituto, mas tem se acentuando com a criação do Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (Capp). “Trabalhamos muito fortemente nessa parte de avaliação, compartilhando com as setoriais, desde o início da gestação da política pública, pensando no desenho, no acompanhamento, no monitoramento e como vai ser a avaliação da ação. Esse é um passo a mais que o Instituto vem dando no sentido de contribuir mais ainda para o governo e para a sociedade”.

Coube ao professor Flávio Ataliba, secretário Executivo do Planejamento e Orçamento e Cientista Chefe de Economia da Seplag, atuar como moderador do evento. Antes de iniciar a exposição dos temas, Ataliba parabenizou o Ipece e todos que fazem o Instituto, criado em 2003. Destacou sua importância m para o Governo do Ceará e a credibilidade que o Instituto tem, não somente no Ceará, mas em todo o País e além fronteira. Lembrou que esteve a frente do Instituto por oito anos, período em que viu como “importante é para o estado políticas bem desenhadas e informações, que são essências para o sucesso das suas ações”. Disse esperar que o Ipece continue se fortalecendo cada vez mais, aumentando, dessa forma, a sua capacidade de análise de políticas públicas.

PALESTRAS

O tema “Ceará, terra da luz: Geração de Energia no Estado e os Impactos Recentes na Economia Local” foi abordado pelo analista de Políticas Públicas do Ipece, Witalo Paiva. Em síntese, ele afirmou com a capacidade de geração de energia no Ceará tem se expandido no longo prazo, mas a expansão mais recente tem sido comparativamente, menor. Outra constatação: a capacidade de geração e produção de energia tem experimentado uma alteração estrutural na direção de fontes renováveis e ambientalmente melhores avaliadas: eólica e solar. Tais mudanças – observou – já ocasionam transformações relevantes na indústria cearense, com o segmento de Eletricidade e gás, água e esgoto ganhando maior protagonismo, seja no estado como um todo, seja nas economias regionais e municipais. A atividade demonstra um poder de encadeamento relevante com o restante da economia cearense, apesar de seus multiplicadores de impacto, na maioria, apresentarem uma magnitude relativamente menor.

No final da apresentação, Witalo Paiva enumerou uma série de reflexões: maior demanda global por energia elétrica de fontes ambientalmente limpas e renováveis; posicionamento estratégico do governo estadual quanto ao Hidrogênio Verde; a possibilidade da instalação e operação de usinas eólicas em alto mar e mudanças de regulação em prol da ampliação do mercado de energia livre. Nesse contexto e diante das mudanças em curso na produção de energia no Ceará, na direção de fontes renováveis, ele afirma que as oportunidades são ampliadas consideravelmente.

Ressaltou que efeitos sobre a economia já são percebidos e podem ser intensificados no médio prazo, potencializando mudanças mais intensas na indústria e na economia cearense. E para tornar efetiva tais possibilidades, o estado precisa a favorecer a efetivação desse potencial de negócio, materializando os investimentos já sinalizados.  “Precisa ainda, para além da geração em si, favorecer o desenvolvimento da cadeia de valor para potencializar o transbordamento dos ganhos para toda economia estadual “- finalizou.

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Cientista Chefe em Energia no Programa “Ciência e Inovação em Políticas Públicas” da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Fernando Antunes, falou sobre “Ceará, Protagonismo em Energia Renovável”. Iniciou mostrando as três grandes expansões para o Ceará no Plano Decenal de Expansão de Energia Elétrica (PDE 2031), que vão compor os reforços necessários para a consolidação da HUB do Hidrogênio Verde do Ceará. Também abordou o Programa Renda do Sol do governo estadual, beneficiando consumidores de baixa renda, e as fontes renováveis de energia, sua geração e potencial de uso.