Nova edição do Boletim de Gestão Pública tem artigos que abordam mudanças climáticas e fenômenos naturais

28 de março de 2022 - 15:14

Dois novos artigos compõem a edição 26ª do Boletim de Gestão Pública (2022) que acaba de ser lançada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), por intermédio da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (digep): “Programa sinais da natureza” e “Gestão do conhecimento sobre a agenda 2030 para fomentar cidades resilientes aos impactos da mudança do clima”. O primeiro trabalho tem como autores Luan Ferreira dos Santos, Natália Zancarli Ruse de Melo, Izabella de Andrade Brito, Vinícius Maggioni dos Santos e Lucas Crenciglova Xavier de Lima, e o segundo Patrícia Miranda Menezes.

O primeiro artigo, de acordo com seus autores, afirma que as mudanças climáticas estão entre os principais desafios globais, pois têm potencial de e causar severos impactos em vários componentes da sociedade. Diante disso, e visando cumprir as determinações da Política Estadual de Mudanças Climáticas e contribuir para a redução e gestão dos GEE, os autores justificam a execução de programas como o Sinais da Natureza, que tem como primícias ações que buscam a mitigação desses gases, além de potencializar o desenvolvimento de municípios e, consequentemente, promover a capacitação e educação, geração de emprego e renda, entre outros benefícios.

O Programa – observam – é composto por 18 subprogramas agrupados em cinco módulos pensados para trabalhar as diversas áreas que permeiam a temática mudanças climáticas. Em geral os subprogramas estão progredindo conforme as metas empregadas. Os principais instrumentos da gestão pública que tem a possibilidade de transformar a realidade social são as políticas públicas.  O Programa Sinais da Natureza objetiva ser uma ampla ação do governo para auxiliar cidades, indústrias, empresas, negócios, pessoas, ambiente e afins a estar em consonância com o meio ambiente equilibrado, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Já o segundo artigo evidencia os recentes eventos ocorridos no início de 2022 no estado da Bahia e em Petrópolis (RJ), que são exemplos de fenômenos naturais extremos, causados pela Mudança do Clima. Tais fenômenos, segundo Patrícia Miranda Menezes, que são cada vez mais frequentes e intensos, deixam milhares de pessoas desabrigadas, sem acesso à água potável e energia, gerando enormes prejuízos financeiros e materiais para essas pessoas que perderam seus bens (e, às vezes, até pessoas queridas) e para o poder público, que precisa acolher essa população e reconstruir o que a natureza destruiu.

Apesar deste cenário calamitoso e catastrófico, se preparar para reduzir as perdas de vidas, bens materiais e recursos naturais não está na prioridade da maioria das cidades brasileiras – destaca a autora. Neste sentido, produzir e disseminar conhecimento para promover o Desenvolvimento de Capacidades Locais, a fim de que as cidades se preparem para os impactos da Mudança do Clima, é estratégico e urgente. O enfrentamento aos impactos da Mudança do Clima necessita de uma abordagem holística e integrada, baseada em conhecimentos interdisciplinares e transdisciplinares.

Sendo assim – conclui – a Agenda 2030 se configura como referencial indispensável neste processo, já que seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS explicitam a transversalidade e indivisibilidade entre as esferas econômica, social, ambiental e institucional, bem como fomentam a coerência de políticas públicas a fim de assegurar as condições necessárias para que a sociedade faça a transição para o desenvolvimento sustentável.

PUBLICAÇÃO

O Boletim de Gestão Pública do Ipece, que é uma publicação bimestral, formada por artigos sintéticos (descritivo-analíticos), elaborados pelo corpo técnico do Instituto e ou por técnicos convidados de outros órgãos do Governo do Estado do Ceará e de outras organizações, tem como objetivo principal a difusão de melhores práticas e inovações na área de gestão e de políticas públicas. Os autores dos artigos são responsáveis pela revisão de seus trabalhos, bem como pelo conteúdo, formato, dados e referências bibliográficas. Os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do Ipece. É autorizada a reprodução total ou parcial destes artigos e de dados neles contidos, desde que a fonte seja citada. É totalmente proibida a reprodução para fins comerciais. O Boletim tem como coordenadora Marília Rodrigues Firmiano, diretora de Estudos de Gestão Pública (Digep).

Clique aqui e acesse o Boletim de Gestão Pública – edição Nº 26 / 2022.