Integrantes da Seplag de Pernambuco conhecem os principais estudos realizados pelo Ipece

10 de março de 2022 - 12:35

Com o objetivo de conhecer os muitos trabalhos produzidos pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) em variadas áreas, mas especificamente, no caso, estudos relacionados aos municípios, Daniela Medeiros, gerente da Secretaria Executiva de Apoio aos Municípios (Seam), e Rebeca Pedrosa, gestora Governamental da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco (Seplag), participaram de reunião (virtual), na manhã de hoje (10), com integrantes do Ipece. Durante mais uma hora foram repassados todos os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto.

Do encontro, pelo Ipece, participaram o analista de políticas públicas Nicolino Trompieri Neto, da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec); Luciana de Oliveira Rodrigues, diretora de Estudos Sociais (Diec); Marília Rodrigues Firmiano, diretora de Estudos de Gestão Pública (Digep), e Rafaela Martins Leite Monteiro, Gerente de Estatística, Geografia e Informações (Gegin). Todos os estudos do Ipece foram mostrados durante a reunião, sobretudo os do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM); PIB Municipal e Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM); Índice Municipal de Alerta (Ima) e o Índice de Vulnerabilidade Social da Juventude (IVSJ), todos eles relacionados a municípios, dentre outros.

A Secretaria Executiva de Apoio aos Municípios (Seam) da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag/Pernambuco) é responsável por promover parcerias com os municípios, apoiando-os tecnicamente na elaboração de projetos e ações que contribuam com o desenvolvimento das cidades, oferecendo suporte técnico aos entes municipais para identificação de oportunidades de financiamento.