Taxa de desemprego no Ceará recua e volta ao patamar do período pré-pandêmico

2 de março de 2022 - 11:55

No terceiro e no quarto trimestre de 2021, o desemprego (taxa de desocupação) no Ceará recuou fortemente, com taxas de 12,4% e 11,1%, respectivamente. Destaca-se também que esse valor é igual ao do quarto trimestre de 2019, o que revela que o desemprego voltou ao patamar do período pré-pandemia. A taxa de desocupação cearense de 11,1% neste quarto trimestre de 2021 representa um recuo de 3,4 pontos percentuais quando comparado com o mesmo período do ano anterior e queda de quatro pontos percentuais quando comparada com a máxima histórica atingida no começo do ano. No entanto, a taxa de desocupação cearense, a partir do terceiro trimestre de 2020, passou por aceleração, saltando de 14,3% e atingindo o pico de 15,1% no primeiro e segundo trimestre de 2021.

Os números estão no Termômetro do Mercado de Trabalho (4º trimestre/2021), trabalho quer acaba de ser lançado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). De acordo com o autor de estudo, o analista de Políticas Públicas Daniel Suliano, que teve como colaborador Aprígio Botelho Lócio, assessor Técnico, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) revelam que a taxa de participação cearense oscilou fortemente desde a crise sanitária, mas registrando forte crescimento nos três primeiros trimestres de 2021. No quarto trimestre de 2021, ela recuou levemente, atingindo 53%, valor ainda bem abaixo do período pré-pandemia, que era de 57,9% no quarto trimestre de 2019. “Assim, a pandemia do coronavírus alterou parte do funcionamento do mercado de trabalho cearense na medida em que reduziu a participação de pessoas” – observa.

Daniel Suliano explica que outros indicadores também mostram sinais ambíguos com relação à melhora do mercado de trabalho cearense. “Por um lado, tem-se uma recuperação mais lenta do quantitativo da taxa composta de subutilização. Por outro lado, o percentual de subocupados atingiu 10,9% no quarto trimestre de 2021, valor próximo aos 9,7% do quarto trimestre de 2019”. Ele ressalta que o percentual de desalentados ainda é de 8,7%, valor acima do 7,9% que vigorava no quarto trimestre de 2019, o que mostra que existe um contingente de pessoas que espera uma maior recuperação da atividade econômica para retomar a busca por algum tipo de ocupação.

Clique aqui e acesse o Termômetro do Mercado de Trabalho – 4º Trimestre 2021 – edição nº 18.