Índices das produtividades agregada por pessoal e por horas trabalhadas do Ceará superam desempenho nacional

4 de janeiro de 2022 - 13:48

A produtividade agregada por pessoal ocupado e a produtividade agregada por horas trabalhadas da economia cearense cresceram acima da brasileira no terceiro trimestre de 2021, registrando altas de 9,95% e de 10,15%, respectivamente. A alta da nacional ficou em 3,48% para a produtividade agregada por pessoal e de 3,55% para a produtividade agregada por horas trabalhadas no mesmo período em análise. Os números – e muitos outros – estão no Boletim da Produtividade Cearense (3º Trimestre/2021) publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

De acordo com o analista de Políticas Públicas Alexsandre Lira Cavalcante, autor do estudo, a alta na produtividade agregada por pessoal ocupado no mercado de trabalho cearense, até o terceiro trimestre de 2021, foi resultado da alta média acumulada em quatro trimestres da produção (+5,65%), combinado com uma queda média, também acumulada em quatro trimestres do estoque total de pessoas ocupadas na economia cearense (-3,91%). Uma explicação mais detalhada do resultado observado recai sobre o comportamento setorial da produtividade.

Já a alta na produtividade agregada por horas trabalhadas no mercado de trabalho cearense, até o terceiro trimestre de 2021, foi resultado da alta média acumulada em quatro trimestres da produção (+5,65%), combinado com uma queda média também acumulada em quatro trimestres do total de horas trabalhadas (-4,08%), o que ajuda também a explicar o maior crescimento da produtividade por horas trabalhadas, comparado a produtividade por pessoal ocupado no mercado de trabalho cearense. “Uma explicação mais detalhada do resultado observado recai sobre o comportamento setorial da produtividade” – observa mais uma vez.

O objetivo do estudo é apresentar a dinâmica trimestral da produtividade agregada e setorial do mercado de trabalho cearense, fazendo uma análise comparativa com o mercado de trabalho do Brasil. Para calcular a produtividade agregada e setorial do mercado de trabalho cearense foram consideradas duas diferentes medidas para o insumo trabalho: o pessoal ocupado e as horas trabalhadas. A medida de produtividade trimestral aqui calculada é dada pela taxa de crescimento acumulada em quatro trimestres, suavizando a série criada, permitindo, assim, uma análise da tendência de variação da produtividade agregada e setorial no curto prazo, mais especificamente o último trimestre divulgado.

Clique  aqui e acesse o  Boletim da Produtividade Cearense – 3º Trimestre/2021.