Nova edição do livro Indicadores Econômicos do Ceará faz análises do período de 2016 a 2019

3 de janeiro de 2022 - 13:50

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará, acaba de publicar, por intermédio da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), mais uma edição (nona) do livro Indicadores Econômicos do Ceará 2021. A obra, com um total de 107 páginas, aborda o desempenho da economia cearense entre os anos de 2016 a 2019, ampliando o leque de produtos e a disponibilidade de informações oferecidas à sociedade pelo Instituto.

O trabalho faz uma análise do período de entrada na crise e a retomada do crescimento econômico. Como na edição anterior, o livro traz uma avaliação de indicadores selecionados para os grandes setores econômicos, Agricultura, Indústria e Serviços, além de análises sobre as contas regionais, o mercado de trabalho, o comércio exterior e a situação fiscal do estado do Ceará. A obra já pode ser totalmente acessada no sítio do Instituto.

O diretor Geral do Ipece, professor João Mário Santos de França, observa que o livro Indicadores Econômicos do Ceará permite uma avaliação de curto e médio prazo para a economia cearense a partir dos indicadores selecionados. “Com mais esta obra, dedicada à sociedade cearense, o Ipece cumpre sua missão contribuindo para uma correta leitura da realidade estadual e para um melhor conhecimento dos avanços conquistados nos últimos anos e dos obstáculos que ainda desafiam o Ceará em sua trajetória de desenvolvimento” – afirma.

A publicação traz Análises detalhadas para cada um dos setores e áreas abordadas e tem como autores Rogério Barbosa Soares (Panorama Econômico Nacional); Nicolino Trompieri Neto (Contas Regionais – PIB pela ótica da Produção); Ana Cristina Lima Maia (Agronegócio e Comércio Exterior); José Freire Júnior (Comércio Exterior); Witalo de Lima Paiva (Indústria de Transformação); Daniel Cirilo Suliano (Contas Regionais – PIB pela ótica da Renda), (Estrutura Produtiva do Setor de Serviços) e (Mercado de Trabalho); Alexsandre Lira Cavalcante (Estrutura Produtiva do Setor de Comércio) e Paulo Araújo Pontes (Situação Fiscal do Ceará).

Clique  aqui e acesse o  livro Indicadores Econômicos do Ceará 2021.