Diretora do Ipece participa da comissão julgadora do prêmio Evidência e do troféu IMDS de mobilidade social

21 de dezembro de 2021 - 13:15

Os nomes dos seis integrantes da comissão julgadora do Prêmio Evidência e o Troféu IMDS de Mobilidade Social acabam de ser divulgados e, dentre eles, está Marília Firmiano, diretora de Estudos de Gestão Pública do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Este ano foram recebidas 55 candidaturas dentro do período válido de inscrições (encerrado em 31 de outubro), enviadas por órgãos da administração federal, municipal e estadual do Brasil. Os vencedores do Prêmio e do Troféu receberão certificados, além de terem as despesas pagas para participar da cerimônia de premiação em março de 2022.

O Prêmio e o Troféu foram criados com o objetivo de reconhecer e divulgar políticas públicas que fazem uso de evidências em suas múltiplas etapas, bem como valorizar a interação entre a pesquisa científica e a gestão de políticas públicas. A premiação é uma parceria entre o Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e o Brasil (FGV EESP Clear), o Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O Prêmio Evidência é voltado a órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta, das três esferas de governo, responsáveis por programas governamentais em andamento ou finalizados. Serão premiadas até três políticas públicas em território nacional que se destaquem pelo uso de evidências cientificamente fundamentadas, já finalizadas nos últimos 24 meses ou em andamento, tendo como base a data de publicação do Edital, disponível na aba Edital deste site.

O Troféu IMDS – Mobilidade Social busca valorizar políticas que promovam o desenvolvimento social mediante uso de informações sistematizadas e aplicação do conhecimento científico. Os programas contemplados devem ter como objetivo o aumento da mobilidade social e a redução da desigualdade de oportunidades e especial atenção para o uso de ferramentas e tecnologias sociais que tenham potencial para transformar de maneira permanente a vida dos beneficiários.

De acordo com Marília Firmiano, o Prêmio incentiva o uso de evidência na gestão pública, “lição que o Ceará aprendeu já há algum tempo”. Como exemplo disso ela cita a parceria entre a academia e as secretarias e órgãos estaduais através do programa Cientista Chefe, além do aumento da participação do Ipece na identificação de evidências e nos desenhos das políticas públicas do Ceará. O Estado – observa – vem cada vez mais usufruindo da evidência na elaboração de suas políticas públicas e um importante passo para isso foi a criação pelo Ipece, em 2018, do Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (Capp) e a elaboração do Decreto Nº 33.320/19, que institui critérios para análise e avaliação de projetos, para fins de deliberação do Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social (CCPIS).

COMISSÃO

Os demais membros da comissão, são: Jessica Gagete-Miranda, pesquisadora na University of Milano-Bicocca; Juliana Camargo, Pesquisadora do FGV EESP Clear e Centro em Microeconomia Aplicada (C-Micro); Laura Muller Machado, que coordena a Rede Ciência pelo Desenho de política pública educacional, a cátedra do Instituto Ayrton Senna no Insper; Claudio Campos, mestre e doutor em Administração Pública pela EAESP-FGV, e Manuel Thedim, economista com experiência no Desenvolvimento Regional.