Dois artigos compõem nova edição do Boletim de Gestão Pública

16 de dezembro de 2021 - 09:00

“Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social (CCPIS): fundamentos, concepção e resultados”, que tem como autores José de Lima Freitas Júnior e Silvana Jereissati Pereira, e “Os acordos de resultados e o fortalecimento da gestão pública para resultados no Governo do Estado do Ceará”, de Everton Cabral Maciel, Rafael Paraiso Souto Maior Malta, Samara da Silva Trajano, Saruanna Dias de Carvalho e Matheus Frota Braga, são os dois artigos que compõem a mais nova edição (nº 25/2021) do Boletim de Gestão Pública que acaba de ser lançada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), por intermédio da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep).

O primeiro artigo, de acordo com seus autores, evidencia o Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social (CCPIS), organismo institucional, legitimamente vocacionado à coordenação das políticas públicas de combate à pobreza, no âmbito do Estado do Ceará. O estudo se ocupa ”em dissecar este significativo mecanismo, considerado como sendo uma das mais importantes instâncias de intervenção política administrativa, especialmente no trato das questões atinentes ao combate à pobreza, e, bem assim, aos assuntos relativos à desigualdade social”. Já o segundo artigo apresenta a importância do Acordo de Resultados como um esforço estratégico governamental, idealizado para fortalecer a gestão para resultados na administração pública estadual, tendo como base o Modelo de Gestão para Resultados do Estado do Ceará, regulamentado em 2017.

O Boletim de Gestão Pública do Ipece, que é uma publicação trimestral, formada por artigos sintéticos (descritivo-analíticos), elaborados pelo corpo técnico do Instituto e ou por técnicos convidados de outros órgãos do Governo do Estado do Ceará e de outras organizações, tem como objetivo principal a difusão de melhores práticas e inovações na área de gestão e de políticas públicas. Os autores dos artigos são responsáveis pela revisão de seus trabalhos, bem como pelo conteúdo, formato, dados e referências bibliográficas. Os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do Ipece. É autorizada a reprodução total ou parcial destes artigos e de dados neles contidos, desde que a fonte seja citada. É totalmente proibido a reprodução para fins comerciais. O Boletim tem como coordenadora Marília Rodrigues Firmiano, diretora de Estudos de Gestão Pública (Digep).

Clique aqui e acesse o  Boletim de Gestão Pública – edição Nº 25 / 2021.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509