Divulgação do PIB dos Municípios 2019

15 de dezembro de 2021 - 11:11

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/Ceará) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgam nesta sexta-feira (17), às 10 horas, na sede desse último (Edifício Seplag, térreo, Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba) os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 dos 184 municípios cearenses. No mesmo horário, no Rio de Janeiro, o IBGE vai estar apresentado (em sua sede na Avenida República do Chile, no 500, 3º andar) os dados para todos os 5.575 municípios do Brasil. A metodologia adotada para sua estimativa do PIB 2019 é uniforme para todas as Unidades da Federação e é integrada, conceitualmente, aos procedimentos adotados nos Sistemas de Contas Nacionais e Sistema de Contas Regionais.

Na ocasião vão ser apresentados, a preços correntes, os valores adicionados brutos dos três grandes setores de atividade econômica: Agropecuária; Indústria; e Serviços, – além da Administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social –, devido à importância dessa atividade na economia brasileira; bem como os impostos, líquidos de subsídios, sobre produtos, o PIB e o PIB per capita, informações que, além de estabelecer relações macroeconômicas, possibilitam traçar perfis econômico e setorial para cada um dos municípios brasileiros.