Mercado de trabalho do Ceará no 3º trimestre de 2021 apresenta fortes sinais de recuperação

9 de dezembro de 2021 - 11:47

O mercado de trabalho cearense apresentou, no terceiro trimestre de 2021, fortes sinais de recuperação ao reduzir o quantitativo de trabalhadores desocupados em todos os indicadores, muito embora ainda em valores acima do período pré-pandemia. No que corresponde a taxa de participação, a pandemia do novo coronavírus inverteu sua tendência de retomada da atividade econômica, fazendo ela recuar ao longo do ano de 2020. No segundo (50,4%) e terceiro trimestre de 2021, a taxa voltou a acelerar, atingido 53,3% neste último, mas com um valor ainda abaixo do período pré-pandemia. A análise está no Termômetro do Mercado de Trabalho (nº 17 – 3º Trimestre/2021), que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

De acordo Daniel Suliano, analista de Políticas Públicas do instituto e autor do trabalho, que teve como colaborador Aprígio Botelho Lócio, assessor Técnico, o desemprego recuou fortemente neste terceiro trimestre de 2021 com relação ao trimestre anterior ao atingir a taxa de 12,4% (recuo de 2,7 pontos percentuais). Ele observa, no entanto, que diante nda crise sanitária por conta do no coronavírus, a “taxa de desocupação no Ceará, a partir do terceiro trimestre de 2020 acelerou fortemente saltando de 14,3% e atingindo o pico de 15,1% no primeiro e segundo trimestre de 2021”.

Já os subocupados por insuficiência de horas no Ceará também tiveram forte recuo neste mesmo período com relação ao trimestre imediatamente anterior, embora ainda esteja acima do valor do terceiro trimestre de 2020. Quanto ao percentual de desalentados no Ceará – explica -, após atingir o valor máximo de 11,3% no terceiro trimestre de 2020, o indicador alcançou 8,9% no terceiro trimestre de 2021 (redução de 2,4 pontos percentuais). Quando comparado com a taxa de 7,9% do quarto trimestre de 2020 o valor atual encontra-se 1 ponto percentual acima do período pré-pandemia. No caso dos informais, após a mínima de 48,9% no segundo trimestre de 2020, houve uma aceleração do percentual até o segundo trimestre de 2020 voltando a recuar neste terceiro trimestre e atingir 53,2% dos cearenses.

Clique aqui e acesse o  Termômetro do Mercado de Trabalho – 3º Trimestre 2021 – edição nº 17.