Estudo analisa desempenho trimestral das vendas cearenses

3 de dezembro de 2021 - 13:11

“O processo de recuperação das vendas fortemente observado no segundo trimestre de ano de 2021 sofreu forte reversão no terceiro trimestre, que registou baixas expressivas mensais sucessivas, especialmente nas vendas do varejo comum”.  Essa é uma das constatações contidas no Ipece/Informe (nº 196 – Novembro/2021) – Desempenho trimestral das vendas cearenses em 2021: uma análise comparativa com o Brasil, que acaba de ser lançado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

De acordo com o autor do trabalho, o analista de Políticas Públicas Alexsandre Lira Cavalcante, o processo de desaceleração e retração nas vendas do varejo foi muito mais intenso no varejo cearense se comparado com o Brasil. E isso revelou nítidos problemas enfrentados pelo varejo estadual, em parte explicado pela retração na massa de salários observada no mercado de trabalho local que, sofreu forte retração no número de pessoas ocupadas.

A retração impactou diretamente na decisão de compras, especialmente de Livros, jornais, revistas e papelaria; Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; Hipermercados e supermercados e Eletrodomésticos. O trabalho (Ipece/Informe) tem como objetivo apresentar a variação mensal, trimestral e anual das vendas do varejo comum e ampliado cearense, fazendo uma análise comparativa com o Brasil e com os demais estados do país, finalizando com uma análise do desempenho por atividades econômicas selecionadas.

Clique aqui e acesse o  Ipece Informe Nº 196 – Desempenho Trimestral das Vendas Cearense em 2021: Uma análise comparativa com o Brasil.