Boletim sobre a Emissão de Gases do Efeito Estufa no Estado do Ceará 2020

30 de novembro de 2021 - 15:53

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE lança a primeira edição do Boletim sobre a Emissão de Gases do Efeito Estufa no Estado do Ceará 2020, documento que traz análises acerca das emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) no Estado do Ceará, realizando-se uma avaliação comparativa com os demais Estados do país. O documento apresenta também uma avaliação dos principais vetores responsáveis pelas emissões de GEE no território cearense, distribuídos em setores relativos a agropecuária, energia, mudanças de uso da terra, processos industriais e resíduos.
O Boletim apresenta também a participação das emissões de GEE pelos municípios cearenses, trazendo o ranking dos vinte primeiros responsáveis pelas emissões no Estado. Importante ressaltar que a fonte de dados que compõem o Boletim é proveniente do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), que se trata de uma iniciativa do Observatório do Clima que compreende a produção de estimativas anuais das emissões de GEE no Brasil.
Destaca-se a relevância do tema na atualidade, frente as discussões cada vez mais amplas acerca das mudanças climáticas e a participação das ações antrópicas nesse processo. Ainda no ensejo da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) realizada no corrente mês de 2021 em Glasgow, na Escócia, o Boletim sobre a Emissão de Gases do Efeito Estufa no Estado do Ceará 2020 busca enriquecer o debate e trazer dados e discussões a nível de Estado, o que pode servir para orientar os formuladores de políticas públicas, bem como pesquisadores e sociedade em geral.
Boa leitura!

Clique aqui e acesse o  Boletim sobre a Emissão de Gases do Efeito Estufa no Estado do Ceará 2020.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509