Estudo do Ipece identifica mudanças na composição setorial da indústria cearense no período de 1996 a 2019

18 de novembro de 2021 - 11:25

Estudo do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) identificou mudanças significativas na composição setorial da indústria cearense, sendo a perda de representatividade da indústria têxtil e o aumento da participação dos setores de couros e calçados e metalúrgico os principais fenômenos dessa mudança. Essa é apenas uma das constatações que estão no Ipece/Informe (nº 195 – novembro/2021) – Uma breve análise da desconcentração espacial e setorial da indústria de transformação cearense no período de 1996 a 2019, elaborado pelo analista de Políticas Públicas Paulo Araújo Pontes, que integra a Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto.

Três fatos são os mais evidentes para explicar a desconcentração espacial: o primeiro deles refere-se ao fato de estar havendo uma maior desconcentração dos postos de trabalho dentro da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF); o segundo está relacionado aos eixos rodoviários, especificamente de quatro rodovias (como, por exemplo, as BR 222 e BR 116), constituírem, aparentemente, os locais, fora da RMF, que mais tem contribuído para a desconcentração dos postos de trabalho do setor industrial, enquanto o terceiro fato está relacionado ao maior número de postos de trabalho do setor industrial, que coincide com as localidades em que há empresas do setor de couros e calçados.

Na conclusão do trabalho, o autor observa que “é possível tecer a hipótese, que necessitaria de estudos mais detalhados para ser ou não aceita, de que forças que promovem a desconcentração da atividade industrial cearense estão predominando, porém a proximidade com a RMF (e consequentemente sua infraestrutura), ou a facilidade de acessá-la, são os principais norteadores dessa mudança”. Paulo Pontes chama a atenção para o fato de que a economia de uma região é algo que tende a passar por constantes transformações, “sendo comum que alguns setores entrem em declínio enquanto outros assumam maior participação ao longo do tempo. Outra possível transformação é que agentes econômicos, como as empresas, desloquem-se em busca de melhores condições para suas atividades”.

Clique  aqui e acesse o  IPECE Informe – Nº 195 – Uma Breve Análise da Desconcentração Espacial e Setorial da Indústria de Transformação Cearense no Período de 1996 a 2019.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509