Nova edição do Ipece Conjuntura é publicada

17 de novembro de 2021 - 16:11

“No segundo trimestre de 2021 com relação ao mesmo período de 2020, a economia cearense apresentou um crescimento de 18,34%. Já no acumulado dos últimos quatro trimestres verifica-se uma alta de 3,72%; a produção industrial no segundo trimestre de 2021 manteve sua trajetória de recuperação; dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE mostra a retomada dos serviços no Ceará; o varejo ampliado cearense registrou crescimento, a partir de março de 2021, alcançando altas expressivas em abril (+67,4%) e maio (+56,0%), recuperando também as perdas do ano passado; o mercado de trabalho formal cearense registrou, nos meses de janeiro a junho, cinco saldos positivos de empregos formais e as exportações cearenses, no segundo trimestre de 2021, apresentaram excelente resultado, atingindo US$ 642 milhões, valor recorde da série histórica disponível”.

As boas notícias da economia cearense fazem parte do “sumário executivo” de mais uma edição do Ipece Conjuntura – Volume X – Nº 02 – abril-junho/2021, que acaba de ser disponibilizada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O documento apresenta uma análise do cenário econômico nacional e internacional que servem para fundamentar a reflexão sobre o desempenho das atividades econômicas cearenses, além de abordar diversos temas, “analisando indicadores que traduzem o dinamismo conjuntural da economia cearense a partir das três grandes atividades: agropecuária, indústria e serviços”. O estudo faz uma análise sobre a dinâmica do mercado de trabalho formal e informal cearense e do comércio exterior local, realizando uma comparação com o país. O Ipece Conjuntura procura atender as demandas dos setores público e privado por informações de curto prazo da economia cearense.

O boletim Ipece Conjuntura tem como autores os analistas de políticas públicas José Freire Junior (coordenador do trabalho); Alexsandre Lira Cavalcante; Nicolino Trompieri Neto; Witalo de Lima Paiva; Paulo Pontes e Daniel Suliano e os assessores Técnicos Rogério Barbosa Soares e Ana Cristina Lima Maia. O trabalho é composto pelos seguintes tópicos: Sumário Executivo; Panorama Internacional e Economia Brasileira (Estimativas de Crescimento Econômico Mundial; Economia Brasileira e Produto Interno Bruto – PIB; Inflação); Atividade Econômica Cearense (PIB; Agropecuária; Indústria e Serviços); Mercado de Trabalho (Panorama Geral – Ceará, Dinâmica Mensal dos Empregos Formais Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e Emprego Formal); Comércio Exterior e Finanças Públicas.

Clique  aqui e acesse o  Ipece Conjuntura – Volume 10 – Nº 02 / 2021.