Desempenho da produtividade cearense agregada por pessoal e horas trabalhadas supera a do Brasil

11 de novembro de 2021 - 15:07

A produtividade agregada por pessoal ocupado da economia brasileira, tendo como base o último estudo (2º trimestre deste ano), registrou alta acumulada em quatro trimestres de 8,07% até o 2º trimestre de 2021, ficando abaixo da alta acumulada em quatro trimestres verificada pela economia cearense, de 16,98% no mesmo período. Em relação a elevação acumulada até o 1º trimestre de 2021 (+13,22%), é possível afirmar que também ocorreu uma expressiva melhora na produtividade por pessoal ocupado na economia cearense no curtíssimo prazo, superior a melhora observada no País. Também por horas trabalhadas, o Ceará foi superior.

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) acaba de lançar, por meio da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), três novas publicações do Boletim da Produtividade Cearense (4º trimestre de 2020; 1º trimestre e 2º trimestre de 2021), todos tendo como autor o analista de Políticas Públicas Alexsandre Lira Cavalcante. O objetivo do estudo é apresentar a dinâmica trimestral da produtividade agregada e setorial do mercado de trabalho cearense, fazendo uma análise comparativa com o mercado de trabalho do Brasil. Os trabalhos completos já podem ser acessados na página do Ipece.

Alexsandre Lira observa que a alta na produtividade agregada por pessoal ocupado no mercado de trabalho cearense, até o 2º trimestre de 2021, foi resultado da alta média acumulada em quatro trimestres da produção (+3,95%) e da queda média também acumulada em quatro trimestres do estoque de pessoas ocupadas (-11,13%). A explicação destes resultados recai sobre o comportamento setorial da produtividade.

O Analista de Políticas Públicas do Ipece analisa que, na Agropecuária, a produtividade por pessoal ocupado registrou queda acumulada em quatro trimestres até o 2º trimestre de 2021, de 1,75% no Brasil e alta acumulada de 12,91% no Ceará. Na comparação com a alta acumulada até o 1º trimestre de 2021 (+32,56%) é possível afirmar que ocorreu uma expressiva piora na produtividade do setor agropecuário cearense no curtíssimo prazo. Já na Indústria, a produtividade por pessoal ocupado registrou alta acumulada em quatro trimestres até o 2º trimestre de 2021: de 11,83% no Brasil e de 18,95% no Ceará.

Em relação a alta acumulada até o primeiro trimestre de 2021 (+10,10%) ocorreu uma nítida melhora na produtividade do setor industrial cearense no curtíssimo prazo. No setor de Serviços, a produtividade por pessoal ocupado apresentou alta acumulada em quatro trimestres até o 2º trimestre de 2021, de 8,20% no Brasil e de 17,08% no Ceará. Na comparação com a alta acumulada até o primeiro trimestre de 2021 (+12,32%) é também possível afirmar que ocorreu uma notória melhora da produtividade do setor de serviços cearense no curtíssimo prazo.

PRODUTIVIDADE / HORAS TRABALHADAS

O estudo também revela que a produtividade agregada por horas trabalhadas da economia brasileira também registrou alta acumulada em quatro trimestres de 8,31% até o 2º trimestre de 2021, ficando novamente abaixo da alta acumulada em quatro trimestres verificada pela economia cearense de 17,21% no mesmo período. Em relação a elevação acumulada até o primeiro 1º de 2021 (+12,81%) ocorreu uma expressiva melhora também na produtividade por horas trabalhadas no mercado de trabalho cearense no curtíssimo prazo, novamente superior a melhora observada no País.

Segundo Alexsandre Lira, a alta na produtividade agregada por horas trabalhadas no mercado de trabalho cearense, até o 2º trimestre de 2021, foi resultado da alta média acumulada em quatro trimestres da produção (3,95%) e da queda média também acumulada em quatro trimestres do total de horas trabalhadas (-11,31%), o que ajuda também a explicar o maior crescimento da produtividade por horas trabalhadas comparado a produtividade por pessoal ocupado no mercado de trabalho cearense. A explicação destes resultados novamente recai sobre o comportamento setorial da produtividade.

Clique  aqui e acesse o  Boletim da Produtividade Cearense – 4º Trimestre / 2020.

Clique  aqui e acesse o  Boletim da Produtividade Cearense – 1º Trimestre / 2021.

Clique  aqui e acesse o  Boletim da Produtividade Cearense – 2º Trimestre / 2021.