Trabalho do Ipece projeta população total dos municípios de três importantes bacias hidrográficas

8 de novembro de 2021 - 15:08

Com o objetivo de calcular as projeções para a população total, urbana e rural das bacias hidrográficas do Curu, Sertão dos Crateús e Serra da Ibiapaba, tendo como horizonte temporal final o ano de 2050, a Gerência de Estatística, Geografia e Informações (Gegin) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) acaba de publicar a Nota Técnica (número 74 – novembro 2021) – Projeção populacional das bacias hidrográficas do Curu, sertão dos Crateús e serra da Ibiapaba até a década 2050.

De acordo com o autor da Nota, o analista de políticas Públicas Cleyber Nascimento de Medeiros, o estudo gera importantes subsídios para o desenvolvimento do Plano de Recursos Hídricos que está sendo conduzido pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). “A tarefa de projetar uma população para longos períodos de tempo normalmente é uma atividade bastante complexa, uma vez que pode existir a interação de diversas variáveis (demográficas, econômicas, sociais) que nem sempre podem ser quantificáveis”.

Justamente por isso – explica – muitos eventos inesperados podem alterar a trajetória de crescimento (ou redução) prevista pelos métodos de projeção populacional, ainda mais considerando o horizonte temporal de longo prazo definido no Plano de Recursos Hídricos. Por isso, é importante a revisão das projeções populacionais a cada período de cinco anos ou pelo menos a cada novo censo demográfico, a fim de adequar sempre o planejamento previsto à realidade populacional da bacia hidrográfica.

Clique aqui e acesse o Nota Técnica Nº 74 – Projeção Populacional das Bacias Hidrográficas do Curu, Sertão dos Crateús e Serra da Ibiapaba até a Década 2050.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509