Diretora do Ipece destaca inclusão social e gestão para resultados em evento do IFCE de Canindé

22 de outubro de 2021 - 16:26

A diretora de Estudos de Gestão Pública (Digep) do Instituto de pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Marília Firmiano, participou, na tarde de hoje (22), do lançamento, pelo Instituto Federal do Ceará (Campus de Canindé), do Programa 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Na sua exposição, ela lembrou que o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e do Ipece, trouxe para o planejamento plurianual 20/23 as diretrizes estratégicas norteadoras dos ODS, que propõem desenvolvimento com inclusão social e equidade, tema alvo de debate com todos órgãos e entidades estaduais, iniciado ainda na cadeia de valor da gestão para resultados e durante todo o processo de formulação do PPA 20/23.

Em 2020 – observou – a Seplag, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Ipece, resolveu avançar mais um passo no planejamento do Governo, que foi adotar as estratégias de compatibilização entre os indicadores do PPA 20/23 e Agenda 2030, trazendo uma analise micro, avaliando a ficha metodológica de cada indicador do PPA em espelho aos indicadores dos ODS. O evento virtual reuniu representantes da União Europeia, do poder público, de escolas municipais e estaduais, além de 150 bolsistas atuantes nos nove projetos em curso ligados ao Programa ODS. O fomento é da ordem de R$ 300 mil, captado através de emendas parlamentares, e vai subsidiar a atuação dos estudantes em ações de pesquisa e extensão, além dos editais de disseminação dos ODS junto às escolas públicas de Canindé.

De acordo com Marília Firmiano, o trabalho de compatibilização, que iniciou com o eixo Ceará saudável, promove uma reflexão sobre que indicadores do PPA estão contemplados de forma parcial nos ODS, além de permitir uma reflexão sobre a proposição de novos indicadores.  Assim a partir da definição de onde estamos é possível traçar caminhos e definir para onde queremos ir. “Neste processo o Ipece colaborou como parceiro da Seplag, que é um órgão de fundamental importância no processo de articulação com os demais entes do governo, promovendo o planejamento no Estado com foco no desenvolvimento sustentável. E neste sentido parabenizo o IFCE, campus Canindé, pela iniciativa e tornar-se exemplo ao aderir e promover a estratégia ODS”.

O campus de Canindé foi o primeiro do Instituto Federal do Ceará a aderir à Estratégia ODS, movimento que acredita no desenvolvimento responsável por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados pela Organização das Nações Unidas em 2015.  A agenda de 17 objetivos e 169 metas deve ser atingida até 2030. Estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros. “Nosso propósito é fortalecer as iniciativas através de uma educação voltada para o desenvolvimento sustentável do município de Canindé, contribuindo assim para que a agenda 2030 da ONU se alinhe às políticas públicas locais”, disse o professor Francisco Vidal, diretor-geral do campus.