Ipece participa de webinar sobre experiências e aprendizados na implementação de avaliação executiva

4 de outubro de 2021 - 11:29

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), representado por seu diretor Geral, professor João Mário França, participou, na última sexta-feira (30/09), do lançamento da “Convocatória de Avaliação Executiva” durante o webinar “Avaliação Executiva: evidências rápidas para a tomada de decisão”. O evento, promovido pelo FGV EESP Clear e pela Global Evaluation Initiative (GEI), com apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, reuniu especialistas para apresentar experiências de diferentes governos na execução da avaliação executiva, modalidade também conhecida como avaliação rápida.

A abertura do webinar foi de André Portela, diretor do FGV EESP Clear, e Dugan Fraser, gerente de programas da GEI. Gabriela Lacerda, gerente de relações institucionais do FGV EESP Clear, apresentou a Convocatória de Avaliação Executiva, com inscrições abertas até 12/11/2021. A Convocatória busca apoiar gestores públicos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe a realizarem avaliações do tipo. Ela inclui cursos e oficinas para gestores selecionados, além de assessoria voltada a acompanhar, facilitar e prover apoio metodológico às atividades de execução da avaliação.

“Este webinar é uma oportunidade para discutirmos diferentes experiências sobre o uso da avaliação executiva na gestão pública”, destacou Portela. Fraser chamou atenção para o papel central do monitoramento e da avaliação (M&A) de políticas públicas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e a importância do trabalho cooperativo e em diversas frentes para garantir a efetiva ampliação das capacidades de M&A. O painel de discussão teve como moderador João Tavares, diretor do Serviço de Planeamento Estratégico, Monitorização e Avaliação do Ministério das Finanças de Cabo Verde. Os painelistas foram Gabriela Pérez Yarahuán, diretora do Clear América Latina e Caribe (Clear LAC), João Mário França, diretor Geral do Ipece, Pablo Lira, diretor do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Ian Goldman, assessor em Sistemas de Avaliação e Evidência do Clear África Anglófona (Clear AA).

CAPP

João Mário mostrou a experiência do Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (Capp), órgão vinculado ao Ipece que atua no monitoramento e avaliação de políticas públicas no estado do Ceará. O centro já implementou avaliações executivas de diversas políticas públicas cearenses. Ele também falou sobre algumas das principais vantagens da avaliação executiva e por que governos podem adotar essa modalidade de avaliação.  Já apresentação de Pablo Lira focou no trabalho do IJSN para o avanço da avaliação das políticas públicas e da cultura de M&A no Espírito Santo. Ele relacionou a experiência de avaliações executivas nas áreas de segurança pública e social à redução do número de homicídios no estado. Ian Goldman, do CLEAR AA, compartilhou algumas dicas para garantir a robustez e a velocidade das avaliações executivas.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509