Ipece lança nova edição do Boletim de Gestão Pública

1 de setembro de 2021 - 09:52

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), por intermédio da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), acaba de publicar mais uma edição (a 24ª) do Boletim de Gestão Pública. A publicação é composta por dois artigos: A Análise do Projeto-Piloto do Teletrabalho do Tribunal de Justiça do Ceará, que tem como autores Walter Caldas Marques, Leonel Gois Lima Oliveira, Nicole de Albuquerque Vasconcelos Soares e Welkey Costa do Carmo, e Dados sob Assédio Populista, cuja autoria é Patrício Vergara.

O primeiro artigo, de acordo com seus autores, tem como objetivo geral analisar se o projeto-piloto de teletrabalho gerou ganhos para o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, tanto para seus servidores como para a sociedade. Através de análise qualitativa, ficou constatado que o teletrabalho gerou vantagens tanto para o judiciário cearense como para a sociedade, pois já obteve bons resultados no aumento de produtividade e da satisfação dos servidores. Além de auxiliar a reduzir custos com a infraestrutura e manutenção do órgão e permitir a inclusão social e digital dos servidores. De acordo com o trabalho, o projeto-piloto de teletrabalho possibilitou o incremento da produtividade em até 30% durante dois meses com servidores diferentes.

Já o segundo artigo aborda que a política baseada em evidências (PBE) e a geração de conhecimento científico que a alimenta dependem da validade e legitimidade das instituições democráticas e da existência do Estado de Direito. Hoje, mais do que nunca, a ciência e a política estão intimamente ligadas. Assim, no cenário atual das mudanças climáticas e da pandemia Covid-19, as políticas públicas exigem não só maior harmonia entre ciência e governo, mas também uma sociedade mais coesa e ativa nas políticas públicas.

Tal afirmação, segundo o autor, está sendo posta à prova no atual cenário político latino-americano, onde as tendências populistas floresceram nos últimos anos, fermentadas pelo aumento das desigualdades sociais e pela desaceleração da mobilidade social. Tal realidade tirou a legitimidade das instituições democráticas e a regulação da vida econômica e social onde, de fato, não é fácil para os formuladores de políticas adotarem medidas políticas que, embora indispensáveis para combater a pandemia segundo a ciência, requerem renúncias da população.

BOLETIM

O Boletim de Gestão Pública do Ipece, que é uma publicação bimestral, formada por artigos sintéticos (descritivo-analíticos), elaborados pelo corpo técnico do Instituto e ou por técnicos convidados de outros órgãos do Governo do Estado do Ceará e de outras organizações, tem como objetivo principal a difusão de melhores práticas e inovações na área de gestão e de políticas públicas. Os autores dos artigos são responsáveis pela revisão de seus trabalhos, bem como pelo conteúdo, formato, dados e referências bibliográficas.

Os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do Ipece. É autorizada a reprodução total ou parcial destes artigos e de dados neles contidos, desde que a fonte seja citada. É totalmente proibido a reprodução para fins comerciais. O Boletim tem como coordenadora Marília Rodrigues Firmiano, diretora de Estudos de Gestão Pública (Digep).

Clique aqui e acesse o Boletim de Gestão Pública – edição Nº 24 / 2021.