Ipece publica trabalho que mostra conjuntura da economia cearense no primeiro trimestre de 2021

9 de julho de 2021 - 15:11

A economia cearense no primeiro trimestre de 2021 apresentou um crescimento de 1,14% em relação a igual período do ano passado;  a estimativa da produção de grãos ocorrida no Ceará durante o primeiro trimestre de 2021 indicam um nível de produção de 785,9 mil toneladas, sendo 1,07% menor do que a safra obtida no mesmo período de 2020;  a indústria de transformação cearense manteve o bom ritmo de crescimento nos primeiros três meses deste ano; a manufatura estadual cresceu 6,5%  em comparação com igual período do ano anterior.  As informações – e muitas outras – estão na nova edição do Ipece/Conjuntura – Boletim da Conjuntura Econômica Cearense (1º Trimestre de 2021, que acaba de ser publicada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado.

De acordo com o documento, em 2020 a pandemia do novo coronavírus, juntamente com as medidas de isolamento social a partir de março, levou ao encerramento da expansão econômica que havia durado 12 trimestres. Diante desse cenário, o segmento dos serviços empresariais não-financeiros do Ceará neste primeiro trimestre de 2021 recuou 7,7% e o Brasil recuou 0,8%. Já o varejo ampliado cearense registrou forte alta de 8,0%, após duas quedas registadas nos meses de janeiro e fevereiro. O resultado das vendas do comércio ampliado de março é consequência do bom desempenho nas vendas de Veículos, motocicletas, partes e peças e especialmente de Materiais de construção. O mercado de trabalho formal cearense registrou saldo positivo nos dois primeiros meses do ano.

As exportações cearenses, no acumulado do primeiro trimestre de 2021, alcançou o valor de US$ 435 milhões, representando queda de 21,4% comparado com o primeiro trimestre de 2020. Já as importações cearenses no período apresentaram crescimento de 12,7%, atingindo o montante de US$ 754 milhões, valor maior que o verificado para o mesmo período de 2019 e 2020. O saldo da balança comercial foi negativo (US$ -319 milhões) e a corrente de comércio foi de US$ 1,19 bilhão.  O saldo da balança comercial foi negativo (US$ -185 milhões). No primeiro trimestre de 2021 as “Receitas Correntes” do Estado cresceram 8,4% no primeiro trimestre de 2021, quando comparado ao ano anterior, e as duas principais fontes de recursos do Governo Estadual, “Receitas Tributárias” e “Transferências Correntes”, apresentaram, respectivamente, crescimento de 7,1% e 11,7%.

O Ipece/Conjuntura – Boletim da Conjuntura Econômica Cearense apresenta análises do cenário econômico internacional e nacional, os quais servem para fundamentar a reflexão sobre o desempenho da atividade econômica do Ceará. O Boletim contempla uma série de seções envolvendo indicadores que traduzem o dinamismo conjuntural da economia cearense a partir das três grandes atividades: agropecuária, indústria e serviços. O Mercado de Trabalho tem como base a PNAD contínua do IBGE e a evolução do emprego formal a partir dos dados do Ministério do Trabalho (MTb). Comércio Exterior e Finanças Públicas são outros dois temas também contemplados no documento.

Clique aqui e acesse o Boletim da Conjuntura Econômica Cearense – 1º Trimestre de 2021.