Nova edição do Boletim de Gestão Pública lançada pelo Ipece é composta por dois artigos

9 de junho de 2021 - 10:37

Dois artigos – “O plano para a expansão do ensino médio em tempo integral no estado do Ceará” e “O uso do sistema de informação geográfica no governo digital: mapeando vulnerabilidades urbanas para traçar políticas públicas para famílias do cartão Mais Infância” – compõem a nova edição (a 23ª) do Boletim de Gestão Pública lançada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado do Ceará. O primeiro trabalho tem como autores Eliana Nunes Estrela, Ana Gardennya Linard Sírio Oliveira e Jorge Herbert Soares Lira, enquanto o segundo Lara Sucupira Furtado, Ticiana Coelho da Silva, Marianna Gonçalves Ferreira e José Antônio Macêdo. O trabalho é coordenado pela Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep).

O primeiro artigo, de acordo com seus autores, tem como foco a compreensão do desenho da política de educação em tempo integral do Ceará, suas premissas e marcos de implementação, até o processo de expansão iniciado no ano de 2020. A organização da escola em tempo integral – afirmam – é uma estratégia defendida por todos que querem que a educação formal desenvolvida em estabelecimentos públicos consiga proporcionar aos filhos de trabalhadores uma formação integral e que respeite seus potenciais, direitos de aprendizagem e desenvolvimento, com foco na integralidade dos sujeitos. A partir dessa necessidade social, o governo do Estado do Ceará tem investido cada vez mais na implementação, conversão e expansão da oferta de tempo integral para alunos do Ensino Médio.

Já o segundo artigo tem como objetivo fomentar a cultura de inovação para acelerar o processo de transformação digital no Ceará, ao dialogar com secretarias e outras instituições estaduais e nacionais. Em parceria com a Secretaria das Cidades, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), pesquisadoras do Laboratório de Inovação e Dados (Íris) do Governo do Ceará iniciaram um estudo para orientar políticas públicas que atendessem as famílias mais vulneráveis do Estado. Especificamente, a pesquisa analisou a distribuição de infraestrutura de saneamento e habitação para as famílias beneficiadas com o projeto do Cartão Mais Infância (CMIC) na cidade de Fortaleza. As famílias do CMIC possuem crianças de até cinco anos e 11 meses de idade e são caracterizadas por condições de extrema vulnerabilidade social. 

BOLETIM

O Boletim de Gestão Pública do Ipece, que é uma publicação bimestral, formada por artigos sintéticos (descritivo-analíticos), elaborados pelo corpo técnico do Instituto e ou por técnicos convidados de outros órgãos do Governo do Estado do Ceará e de outras organizações, tem como objetivo principal a difusão de melhores práticas e inovações na área de gestão e de políticas públicas. Os autores dos artigos são responsáveis pela revisão de seus trabalhos, bem como pelo conteúdo, formato, dados e referências bibliográficas.

Os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do Ipece. É autorizada a reprodução total ou parcial destes artigos e de dados neles contidos, desde que a fonte seja citada. É totalmente proibido a reprodução para fins comerciais. O Boletim tem como coordenadora Marília Rodrigues Firmiano, diretora de Estudos de Gestão Pública (Digep).

Clique aqui e acesse o Boletim de Gestão Pública – edição Nº 23 / 2021.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509