Ipece debate importância das pesquisas domiciliares no encerramento da Semana gLOCALde Avaliação 2021

4 de junho de 2021 - 14:03

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) concluiu, na manhã de hoje (04), sua participação – já pelo segundo ano consecutivo – da Semana de Avaliação gLOCAL, que em 2021 foi realizado de 31 a 04 de junho em todo o mundo e no Ceará durante três dias (de 02 a 04). O diretor Geral do Instituto, João Mário de França, disse, no encerramento do evento, que a participação do Ipece na rede (gLocal) é de grande importância, pois permite o debate de temas variados e de experiências exitosas, como, por exemplo, o Programa Mais Infância do Governo do Ceará, idealizado por Onélia Santana, primeira-Dama do Estado. Ele agradeceu a todos do Ipece que contribuíram, direta ou indiretamente, para viabilizar a participação do Instituto nesse evento mundial.

Para fechar o evento, o Ipece debateu a relevância de pesquisas domiciliares para o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas, enfocando justamente a Pesquisa Regional por Amostra de Domicílios do Estado do Ceará (Prad/Ceará), realizada pelo Governo do Ceará, por intermédio do Ipece. O tema foi abordado por João Mário e por André Matos Magalhães, economista e sócio da empresa Datamétrica Pesquisa e Consultoria. Para João Mário, a pesquisa, inédita no Ceará, fez um completo levantamento de informações socioeconômicas da população cearense, incluindo as das zonas urbana e rural e suas 14 regiões de planejamento.

O objetivo da Prad/Ceará é promover a elaboração de estudos, o cálculo e a análise de indicadores, subsidiando o planejamento, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas, a fim de promover o desenvolvimento sustentável do Estado. As entrevistas da Prad/Ceará foram aplicadas pela empresa Datamétrica Pesquisa e Consultoria, durante os meses de setembro a novembro de 2019, através de equipamentos eletrônicos portáteis, com tempo médio de aproximadamente uma hora por entrevista. A metodologia da pesquisa abordou aspectos referentes à elaboração do questionário; treinamento dos entrevistadores; construção do plano amostral; planejamento logístico e operacional; controle de qualidade dos dados; sistema de monitoramento de dados; procedimentos para validação da base de dados e ponderação da amostra.

A participação do Ipece no gLocal/2021 foi aberta (dia 02) com mesa redonda com o tema “Um olhar sobre a primeira infância: ações e estratégias adotadas pelo Governo do Estado do Ceará”, assunto abordado por Onélia Maria Moreira Leite de Santana, primeira-Dama do Estado do Ceará e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará. E com participação de João Mário de França e Rui Rodrigues, gestor de Programas do Unicef para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Ainda no dia 02 de junho, às 17 horas, teve início a mesa redonda “Resultados da compatibilização dos Indicadores de monitoramento da Agenda 2030 e PPA2020/2023. O evento, que prosseguiu dia 03, foi transmitido ao vivo pelo Youtube.

O EVENTO

O gLOCAL é um evento para compartilhamento de conhecimento em avaliação e networking em todo o mundo, cujo objetivo é promover o uso de evidências na elaboração de políticas e incrementar resultados em desenvolvimento. Este ano, tendo em vista a pandemia causada pelo Covid-19, os organizadores recomendam que os workshops/debates sejam realizados on-line, a exemplo do que ocorreu no ano passado. A convite do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e África Lusófona (Clear) da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP), organizadora do gLOCAL no Brasil, o Ipece organizou uma programação com debates, minicursos e workshops para os cinco dias do evento. (confira a programação completa no final da notícia).

A gLOCAL Week teve sua primeira edição em 2019 e este ano a semana vai ser realizada em junho. O objetivo do grande evento é apoiar a troca de conhecimentos e experiências em M&A, como forma de promover o desenvolvimento da capacidade de avaliação, apoiar a tomada de decisão baseada em evidências e fortalecer os resultados do desenvolvimento nos níveis local e global. Esses objetivos centrais para a missão da Iniciativa CLEAR são a inspiração do evento. Graças ao apoio de 177 instituições em todo o mundo, a Semana de Avaliação gLOCAL inaugural, em junho de 2019, decolou com sucesso. Mais de 270 eventos foram organizados em 38 países e cerca de 22.000 participantes foram convocados para aprender e compartilhar conhecimentos de M&A.