Nova edição do Fórum Ceará em Debate aborda avaliação de políticas públicas

18 de março de 2021 - 15:21

“Avaliação de Políticas Públicas: Uma Perspectiva Sistêmica e Progressista” é o tema da palestra da 16ª edição do Fórum Ceará em Debate, uma iniciativa conjunta do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará, que vai ser ministrada por Paulo de Martino Jannuzzi, Professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). O evento, que será realizado no próximo dia 24, a partir das 14 horas, vai contar com a participação do analista de Políticas Públicas do Ipece e Jimmy Oliveira.

As inscrições já estão abertas através do link: https://forms.gle/KP2H144XRrSurwud6 o e o Fórum pode ser conferido no youtube.com/ipececeara.

De acordo com o palestrante, a avaliação de programas sociais tem se fortalecido no Brasil nos últimos 30 anos, com a ampliação do escopo e cobertura das políticas públicas. A promulgação da Constituição Brasileira de 1988 instituiu um conjunto amplo de direitos sociais, assim como estabeleceu princípios básicos de atuação do Estado no combate à pobreza, à desigualdade econômica e à discriminação de segmentos populacionais. Tudo isso resultou na a estruturação de programas redistributivos de transferência de renda e ações afirmativas para negros e mulheres. Tem se vivenciado no país o que se passou em países desenvolvidos há mais de 50 anos quando, do pós-guerra até anos 1970, com a estruturação de Políticas Públicas nesses países – e do Estado de Bem-estar suas várias modalidades – o campo de avaliação desenvolveu-se fortemente.

Paulo de Martino Jannuzzi, professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE), em estágio pós-doutoral na EBAPE/FGV, é pesquisador PQ/CNPq no projeto Informação Estatística e Públicas no Brasil: uma análise temporal e comparativa internacional. É professor do curso de Gestão da Avaliação da Faculdade Cesgranrio. Ele é graduado em Matemática Aplicada e Computacional pela UNICAMP; mestrado em Administração Pública pela EAESP/FGV; doutorado em Demografia pela UNICAMP e Especialização em Sociedade e Política pelo IESP/UERJ.