Taxa de desocupação no Ceará cresce e atinge 14,4% no quarto trimestre de 2020, consequência do coronavírus

12 de março de 2021 - 14:18

A taxa de desocupação (desemprego) cearense atingiu 14,4%, percentual superior ao da máxima histórica, de 14,2%, verificada no primeiro trimestre de 2017. A taxa de desocupação no Estado refletiu claramente a deterioração do mercado de trabalho diante da pandemia do novo coronavírus. A recuperação gradual da economia, iniciada no primeiro trimestre de 2017 diante da crise de 2015-2016, elevou levemente a taxa de participação do Estado do Ceará em 2019. No entanto, a pandemia da Covid-19 inverteu a tendência de retomada da atividade econômica provocando, em 2020, um expressivo recuo da taxa de participação cearense.

De acordo com o analista de Políticas Públicas Daniel Suliano, da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), no quarto trimestre de 2020 a taxa de desocupação voltou a acelerar, atingido o patamar de 50%, embora bem abaixo dos períodos anteriores. Os números e a análise estão no Termômetro do Mercado de Trabalho (4º Trimestre/2020), que acaba de ser publicado pelo Ipece. “A taxa de participação é diretamente proporcional a força de trabalho. Assim, o crescimento da taxa de participação cearense no quarto trimestre de 2020 pode ser explicado tanto por uma maior intensidade da atividade econômica que ocorre no último trimestre do ano como também por conta do fim do auxílio emergencial” – explica.

Ele observa que embora tenha apresentado algumas oscilações desde o início da série histórica, a partir do segundo trimestre de 2019 a taxa de atividade do Ceará iniciou uma trajetória ascendente, aproximando-se da taxa de atividade nacional. O crescimento recente da taxa de atividade cearense é decorrente do maior quantitativo de pessoas aptas a trabalhar expandindo-se mais velozmente que a população total. No quarto trimestre de 2020 a diferença entre a taxa de participação do Ceará e a taxa de participação do Brasil foi de apenas 0,5 p.p (ponto, percentual), enquanto que, no quarto trimestre de 2012, essa diferença era de 1,8 p.p.

Clique aqui e acesse o Termômetro do Mercado de Trabalho – 4º Trimestre 2020 – edição nº 14.