Estudo do Ipece revela impactos sobre o comércio cearense em 2020

22 de fevereiro de 2021 - 14:54

As vendas do comércio do varejo comum e ampliado no Ceará, em 2020, foram impactadas pelas medidas adotadas pelo Governo estadual para combater o coronavírus (de restrição econômica e de isolamento social), que evitaram maior número de contágio e, consequentemente, de mortes. As quedas ocorreram, sobretudo, nos meses de abril e maio, quando foram registradas, respectivamente, involuções de 34,8% e 30,7%, no varejo comum, e de 35,9% e 38,1%, no varejo ampliado.

No entanto, a partir de junho do ano passado, quando teve início o processo de relaxamento das medidas, as vendas do varejo cearense passaram a registrar certa recuperação, ou seja, variações mensais positivas até dezembro de 2020. As constatações estão no Ipece/informe (nº 191 – fevereiro de 2021) – Efeitos da Covid Sobre as Vendas do Varejo Cearense em 2020: uma Análise Comparativa com o Brasil, estudo do Instituto de Pesquisa e Estratégia econômica do Ceará (Ipece).

No entanto, de acordo com o analista de políticas públicas Alexandre Lira Cavalcante, autor do trabalho, as elevações verificadas a partir de junho não foram suficientes para impedir que o varejo comum cearense registrasse a maior queda nas vendas do varejo comum nacional. Em relação ao varejo ampliado, as vendas do varejo cearense também apresentaram um resultado insatisfatório, tendo registrado a quarta maior queda dentre os vinte e sete estados da federação.

Tal resultado – observa – “é facilmente explicado, pois apenas quatro atividades conseguiram registrar alta nas vendas no acumulado do ano até dezembro”: Material de construção (+5,8%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+5,0%); Hipermercados e supermercados (+3,8%); e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+1,8%). As maiores quedas no ano foram verificadas nas vendas de Tecidos, vestuário e calçados (-22,6%); Eletrodomésticos (-21,8%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-19,0%); Móveis e eletrodomésticos (-15,8%); e Combustíveis e lubrificantes (-11,1%).

Clique aqui e acesse o Ipece Informe Nº 191 – Efeitos da Covid Sobre as Vendas do Varejo Cearense em 2020: uma Análise Comparativa com o Brasil.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509