IPECE apresenta o MODELO MARES/CE – Modelo de Análise Regional Estático para a Economia do Ceará

2 de fevereiro de 2021 - 11:55

O IPECE, com a divulgação da Nota Técnica nº 72, apresenta o modelo de equilíbrio geral computável desenvolvido para a economia cearense, denominado Modelo MARES/CE (Modelo de Análise Regional Estático para Economia do Ceará). O documento em destaque traz formalmente o modelo, com suas premissas, agentes, equações, variáveis, parâmetros, calibração inicial e equilíbrio base.

A construção do modelo busca atender ao objetivo principal de dotar a administração pública com um instrumental mais sofisticado para análise de políticas públicas, aperfeiçoando as análises da economia estadual, em especial quanto aos efeitos das decisões de política econômica por parte do governo local.

Em conjunto com a Tabela de Recursos e Usos (TRUR/CE) e a Matriz de Insumo Produto (MIPR/CE), já apresentados e igualmente desenvolvidos para economia cearense, a posse do Modelo MARES/CE confere ao governo do estado do Ceará um conjunto de ferramentas capaz de aperfeiçoar de modo relevante seu processo de elaboração e avaliação de políticas públicas. De fato, tais instrumentos permitem maior consistência técnica aos estudos elaborados e favorecem o processo de tomada de decisão por parte da gestão pública. Adicionalmente, uma vez postos à disposição da sociedade, tais instrumentos também contribuem para a elaboração de estudos técnicos dedicados à economia estadual por parte da academia a dos estudiosos locais. Assim, amplia-se a produção de conhecimento sobre o Ceará e sobre as decisões de políticas públicas.

Além do Modelo MARES/CE, o Instituto também disponibiliza o acesso à Matriz de Contabilidade Social para economia do estado (MCS/CE). A matriz é utilizada na calibração dessa classe de modelos, inclusive do modelo cearense, e pode ser acessada em dois diferentes níveis de detalhamento para as atividades econômicas.

A Nota Técnica e a Matriz de Contabilidade Social podem ser acessadas pelo sitio institucional do IPECE, a partir menu Produtos/Produto Interno Bruto.

Clique aqui e acesse a página “Modelo de Equilíbrio Geral Computável para Economia Cearense”.