Ipece lança nova edição do Boletim de Gestão

28 de dezembro de 2020 - 14:36

“Os desafios da economia cearense na pandemia da Covid-19”, que tem como autores Priscila Silva Rodrigues e Flávio Ataliba, e “Fundo estadual de combate à pobreza – estado do Ceará: análise do modelo de gestão em ênfase para o resultado”, de José de Lima Freitas Júnior, compõem a nova edição (nº 21/2020) do Boletim de Gestão Pública, que acaba de ser lançada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado do Ceará. O Boletim do Ipece, que é uma publicação bimestral, formada por artigos sintéticos (descritivo-analíticos), elaborados pelo corpo técnico do Instituto e ou por técnicos convidados de outros órgãos do Governo do Estado do Ceará e de outras organizações, tem como objetivo principal a difusão de melhores práticas e inovações na área de gestão e de políticas públicas.

O primeiro artigo apresenta que o ano de 2020 será marcado na história pela pandemia da Covid-19 que vitimou milhares de pessoas em todo mundo, além de seu grande impacto adverso na economia devido as medidas restritivas de isolamento social, inclusive no Brasil. De acordo com seus autores, os estados e municípios que apresentavam melhores condições fiscais e bons níveis de gestão pública, teriam maior capacidade de responder as adversidades provenientes da Covid-19. Nesse sentido, o Ceará vinha, nos últimos anos, demonstrando bom resultado fiscal e dinamismo econômico, haja vista que em 2019, assim como em anos anteriores, foi o estado que mais investiu no Brasil, sinalizando uma boa gestão pública e maior facilidade de responder a choques econômicos adversos.

Já o segundo artigo faz uma abordagem acerca do vigente modelo de Gestão do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) do Estado do Ceará. O trabalho adota uma abordagem pautada em pesquisa qualitativa, e procedimentos técnicos apropriados, o artigo procura se firmar legitimamente válido e científico, diante do desafio proposto em descrever, explorar e explicar o mencionado Fundo Especial de Gestão. Ao final, numa conclusão sumária, explicita-o como mecanismo governamental imperiosamente relevante a toda a sociedade cearense.

Os autores dos artigos são responsáveis pela revisão de seus trabalhos, bem como pelo conteúdo, formato, dados e referências bibliográficas. Desta forma, os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do Ipece. É autorizada a reprodução total ou parcial destes artigos e de dados neles contidos, desde que a fonte seja citada. É totalmente proibido a reprodução para fins comerciais. O Boletim tem como coordenadora Marília Rodrigues Firmiano, diretora de Estudos de Gestão Pública (Digep).

Clique aqui e acesse o Boletim de Gestão Pública – edição Nº 21 / 2020.