Divulgação do PIB dos Municípios 2018

15 de dezembro de 2020 - 15:46

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/Ceará) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgam nesta quarta-feira (16), às 10 horas, em sala virtual transmitida pelo www.youtube.com/ipececeara os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2018 dos 184 municípios cearenses. No mesmo horário, no Rio de Janeiro, o IBGE vai estar apresentado (em sua sede na Avenida República do Chile, no 500, 3º andar) os dados para todos os 5.575 municípios do Brasil. A metodologia adotada para sua estimativa do PIB 2018 é uniforme para todas as Unidades da Federação e é integrada, conceitualmente, aos procedimentos adotados nos Sistemas de Contas Nacionais e Sistema de Contas Regionais.

Na ocasião vão ser apresentados, a preços correntes, os valores adicionados brutos dos três grandes setores de atividade econômica: Agropecuária; Indústria; e Serviços, – além da Administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social – devido à importância dessa atividade na economia brasileira; bem como os impostos, líquidos de subsídios, sobre produtos, o PIB e o PIB per capita, informações que, além de estabelecer relações macroeconômicas, possibilitam traçar perfis econômico e setorial para cada um dos municípios brasileiros.