Ipece publica relatório sobre acompanhamento das metas dos ODM e dos avanços socioeconômicos do Ceará de 1992 a 2015

14 de dezembro de 2020 - 16:42

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) acaba de disponibilizar o relatório “Acompanhamento das Metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e dos Avanços Socioeconômicos do Ceará – 1992 a 2015”. O trabalho reúne um conjunto de informações e indicadores sociais, econômicos e ambientais que permitem analisar e posicionar as condições de vida da população cearense em relação às metas estabelecidas pela cúpula do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU). Também identifica e descreve as iniciativas e ações do Governo Estadual que direta ou indiretamente contribuíram no alcance das metas e na análise dos resultados alcançados até 2015.

Os resultados obtidos ao longo das décadas no Brasil, Nordeste e no Ceará estão resumidas em oito capítulos do trabalho do Ipece. Em cada um deles é observado o quanto o Ceará avançou e quais não foram atingidos. Um dos maiores benefícios com os ODM foi de que a adoção de objetivos e metas para a solução de problemas globais geraram resultados bem positivos, como exemplos, é possível citar: o aumento contínuo de crianças frequentando a escola primária; um maior acesso a água potável; a redução da mortalidade infantil; uma diminuição parcial da pobreza global; e investimentos para o combate à Malária, AIDS e Tuberculose, dentre outras.

João Mário Santos França, diretor Geral do Ipece, observa que, com o relatório, o Instituto, além de apresentar o fechamento dos ODM, mostra os desafios que precisam ser superados, abreviando e tornando mais eficaz as políticas e estratégias em favor da Agenda 2030. Esse documento visa sintetizar a evolução do estado do Ceará em cada um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio frisa, acrescentando que, além de apresentar uma visão geral do progresso do estado do Ceará em relação ao cumprimento dos ODM, o estudo também tem como propósito servir como ponto de partida para uma reflexão muito mais analítica de quais são os desafios para alcançar os ODS.

O Ceará, de maneira geral, apresentou importantes avanços no cumprimento dos ODM, como, por exemplo, na redução da pobreza, na oferta de oportunidades de acesso à educação com qualidade e acesso a serviços básicos, como a água potável e saneamento básico. De acordo com o documento, o Estado, com relação ao objetivo 01: Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome, conseguiu fazer significativos avanços. Em 2004, 27,2% dos cearenses eram extremamente pobres segundo o critério internacional, ou seja, o Ceará conseguiu atingir a Meta 1, reduzir a extrema pobreza pela metade aos níveis de 1990 (55,2%). Assim, como a Meta 1A, mais ambiciosa, reduzir a extrema pobreza em ¼ também foi alcançada em 2012 chegando ao índice de 12,55% da população cearense em situação de extrema pobreza.

Clique aqui e acesse o Acompanhamento das Metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e dos Avanços Socioeconômicos do Ceará – 1992 a 2015.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509