Trabalhos de integrantes do Ipece vão ser expostos no 48º Encontro Nacional de Economia, promovido pela Anpec

7 de dezembro de 2020 - 16:25

O 48ºEncontro Nacional de Economia, evento que é promovido anualmente pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), teve início hoje (07) e vai até o próximo diz 11. O objetivo do Encontro, que é realizado anualmente pela entidade, é estimular o intercâmbio entre economistas e profissionais de áreas afins. Durante o Evento são apresentados trabalhos inéditos, selecionados por uma equipe designada pela Anpec.

Trabalhos realizados por membros do Ipece vão ser expostos durante o evento. É o caso, por exemplo, do  diretor Geral do Ipece, João Mário Santos de França, que participa da sessão ordinária da Anpec com o tema “Desempenho dos estudantes do ensino médio: mensurando a influência direta e indireta da educação dos pais”, que também tem como autores Valdemar Rodrigues de Pinho Neto (FGV/RJ/EPGE) e Janaína Rodrigues Feijó (UFC/Caen).

Outro integrante do Ipece, Alexsandre Lira Cavalcante, também participa do evento como presidente de mesa e autor do trabalho Sexual Orientation in Brazil Using unconditional quantil e regression, juntamente com Daniel Suliano, ambos analistas de Políticas Públicas, e Luciana Rodrigues, assessora técnica do Ipece. Também participa do evento o analista de Políticas Públicas Victor Hugo de Oliveira, autor do trabalho, “Incentives for mayors to improve learning: evidence from state reforms in Ceara/ Brazil”, juntamente com Ildo José Lautharte Júnior.

Os trabalhos apresentados durante o Encontro exploram as fronteiras do conhecimento científico na teoria econômica, na economia política e na econometria. Há também a preocupação com a discussão da realidade nacional, que é objeto de painéis e sessões temáticas, além de temas de interesse regional. O evento conta também com a participação de renomados pesquisadores estrangeiros. Para assegurar a ampla circulação dos trabalhos apresentados, a Anpec promove a sua publicação em Anais do Encontro, que contém todos os textos discutidos em plenário, e os divulga no seu site. Este ano, tendo em vista a pandemia do Covid-19, evento vai ser totalmente realizado online.