Artigos vencedores do Encontro Economia do Ceará em Debate são premiados pelo Ipece

4 de dezembro de 2020 - 18:30

“Efficiency in tax collection: overcoming the effects of the Ccovid-19 (Pandemic on public finances of the Ceará state)”, que tem como autores Francisco Germano Carvalho Lúcio (Caen/UFC); Jhorland Ayala Garcia (Ace Department, Uiuc, Il – US) e ricardo A. de Castro Pereira (Ipece /UFC), foi o artigo vencedor da 16ª edição do uma edição do Encontro Economia do Ceará em Debate, evento realizado na manhã de hoje pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.

O segundo lugar ficou com o artigo “Modelo de equilíbrio geral computável e análise insumo-produto: contrastando aplicações para o Ceará”, que tem como autores Christiano Modesto Penna (Caen/UFC); Ricardo de Castro Pereira (Ipece e Caen/UFC); Nicolino Trompieri Neto (Ipece) e Witalo de Lima Paiva, também do Ipece. Já o terceiro lugar ficou com o artigo “O efeito da pandemia de covid-19 nos gastos públicos municipais no Estado do Ceará: proposição e aplicação de método de detecção de red flags”, que tem como autores Sarah Mesquita Lima (Unifor/IFCE); Jaime de Jesus Filho (TCE=CE); Paulo Rogério Faustino Matos (UFC) e Ricardo Wagner Cavalcante Brito (Unifb).

Um total de 12 trabalhos, dentre os inscritos, foi selecionado e apresentado durante o evento, que este ano, devido a pandemia do Covid-19, ocorreu de forma virtual. Apresentados simultaneamente, os artigos foram selecionados em três temas distintos: Teoria Econômica e Aplicada; Economia Social / Educação e Setor Público / História e Geografia Econômica. Antes da premiação, o analista de Políticas Públicas Alexsandre Lira Cavalcante apresentou o Índice de Desenvolvimento Municipal – IDM 2018. Em seguida foi divulgada a Pesquisa Regional por Amostra de Domicílios (PRAD) e seus produtos pelo diretor Geral do Ipece, João Mário França, e pelos analistas de políticas públicas Cleyber Medeiros, Victor Hugo de Oliveira e Jimmy Oliveira. Também foi lançado o livro Economia do Ceará 2019 pela gerente da Gegin, Rafaela Martins.

Confira o Trabalhos vencedores do XVI Encontro Economia do Ceará em Debate: